APP debate com Seed propostas de inovações para o ensino médio noturno

APP debate com Seed propostas de inovações para o ensino médio noturno


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30/09/2008 – Iniciou na manhã desta terça-feira e segue até amanhã o debate sobre a reformulação do ensino médio noturno. A reunião técnica da definição da proposta de inovação do ensino médio noturno, organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), contou com a participação de representantes da APP-Sindicato, Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública e, entre outros, do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR). A idéia central desta reunião, que acontece no Hotel Lancaster, é apresentar as novas propostas da Seed para as escolas.
Na abertura da atividade, a Seed apresentou a sistematização do primeiro debate realizado nas escolas e em todos os Núcleos Regionais de Educação. De acordo com a Seed, há uma necessidade de se discutir o tema por conta da evasão escolar. Para tanto, propõe mudanças no ensino médio noturno. A nova proposta inclui divisão do ano letivo em dois semestres, sendo estes compostos por blocos concomitantes de seis disciplinas.
Segundo comparação realizada pela Seed entre a grade curricular anual e a semestral por bloco, 47% dos alunos desistem ou reprovam no sistema anual. Outro ponto que a Seed destaca é em relação à perda de um ano inteiro de estudo. Para a secretaria, ao dividir o ano em semestres, o aluno pode perder apenas o semestre que não concluiu.
Para a secretária de organização da APP-Sindicato, Marlei Fernandes, as mudanças não podem ser impostas, necessitam de amplos debates e devem ser feitas de forma gradativa. “A nossa participação neste evento reafirma as posições defendidas pela APP desde que começou o debate. Não aceitamos nenhuma precarização e nem a diminuição de carga horária de matriz curricular. Queremos a implementação com debates sistemáticos nas escolas porque não é possível fazer alteração sem a participação de todos os professores/as; a nova proposta não pode ser realizada de cima para baixo, mas com o envolvimento das escolas para que elas possam optar se querem seguir ou não o novo modelo”, declarou Marlei.
Para a representante do Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública, Giselle Nienkötter, tanto o ensino médio diurno como o noturno têm demandas pedagógicas específicas, que precisam ser amplamente discutidas. “A defesa do Fórum é que essas demandas se conjuguem em busca de um ensino público que atenda efetivamente os alunos que dele necessitam. E isso deve ser pensado no sentido da formação intelectual e do avanço progressivo dos estudos”, defendeu Gisele.
Outros temas também em discussão são a grade curricular, grade horária, ensino profissionalizante, prática pedagógica evasão e repetência tudo que diz respeito ao atendimento adequado em relação ao trabalho estudo, dentre outros.
Estiveram presentes na reunião pela Seed, a superintendente da Educação, professora Alayde Maria Pinto Diggiovania, a chefe do Departamento de Departamento de Ensino Médio, Mary Lane Hutner e a pedagoga técnico-pedagógica, Edna Amâncio de Souza, que coordenam o processo de discussões sobre o tema. Representando a APP-Sindicato participaram as professoras Marlei Fernandes e Janeslei A. Albuquerque. O Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública foi representado pela professora Giselle Nienkötter.

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