06/10/2008 – O coletivo de Promoção de Igualdade Racial na Educação da APP-Sindicato do Núcleo de Londrina, em conjunto com o Grupo Africanidades, elaborou uma pauta de reivindicações em prol da comunidade negra de Londrina, que foi protocolada e entregue para cada um dos nove candidatos a prefeito da cidade.
O conteúdo do documento dispõe sobre prerrogativas que o eleito deverá assumir, se comprometendo a discutir o coletivo caso seja eleito.
Segue abaixo o teor da pauta de reivindicações:
PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DA POPULAÇÃO NEGRA DE LONDRINA
A população que se auto-declara negra representa, segundo o IBGE, cerca de 22% (vinte e dois por cento) da população de Londrina. Esse grupo étnico-racial esteve e está presente em todos os momentos da história de Londrina, na construção de riquezas, constituindo a identidade cultural, econômica, política com diversas formas de conhecimento e de trabalho.
Apesar disso, não verificamos aplicação de leis ou políticas públicas que garantam a esse grupo populacional as mesmas ações que outros grupos recebem. Por isso, o Coletivo Regional de Promoção da Igualdade Étnico-Racial da APP Sindicato e o Grupo Africanidades, vêm reivindicar dos candidatos a prefeito desse município o cumprimento desta pauta, com compromissos a serem realizados durante o mandato que se propõem a assumir:
-Implementação imediata da lei federal nº 10639/2003 na rede municipal de ensino. Esta lei institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afrobrasileira em todo o currículo da educação básica nacional.
– Implementação do Programa Nacional de Saúde da População Negra.
– Criação e implementação de políticas para população negra no mercado de trabalho em Londrina.
– Estabelecimento de reservas de vagas para negros nos concursos públicos municipais.
– Visibilização da participação da população negra em Londrina através de monumentos, praças e demais espaços de memória da cidade.
– Instituição de Feriado municipal no dia 20 de novembro.
– Disponibilização de recursos financeiros municipais para eventos que visibilizem a população negra de Londrina nas suas várias dimensões.
– Garantia da participação de negras e negros nas assessorias e cargos de confiança da administração municipal num percentual mínimo de dez por cento.
– Criação de uma secretaria municipal com recursos financeiros para promoção da igualdade étnico-racial.
Viagem ao Museu Afro em São Paulo
O coletivo de Promoção de Igualdade Racial na Educação da APP-Sindicato do Núcleo de Londrina está organizando uma viagem ao Museu Afro e Casa das Áfricas, em São Paulo.
A viagem está programada para o dia 14 de outubro, com saída programada para às 23h30 de Londrina e chegada ao amanhecer, em São Paulo. Além das visitas ao museu e à Casa das Áfricas, o roteiro inclui um passeio pelo comércio a procura de tecidos para os desfiles do grupo, com retorno às 19h00.