14/10/2008 – O Dia do Professor, a ser comemorado amanhã (15), será marcado por um manifesto que pretende resgatar o respeito e a autoridade do professor em sala de aula. O evento, em Curitiba, contará com a presença de educadores paranaenses, como Joe Garcia, Lúcia Sermann, Geraldo Peçanha e Egídio Romanelli, dentre outros. A entrada é franca e a promoção é do Instituto Educa Brasil. O evento é aberto a professores do ensino público e privado.
“No início, vamos fazer uma abordagem geral do tema e os professores convidados irão fazer seus comentários”, afirma Ademar Batista Pereira, presidente do Educa Brasil. “Então vamos dividir todos os participantes em dois grupos e trabalhar, separadamente, a questão da autoridade e a questão do respeito ao professor”. O evento está marcado para o auditório do Conselho Regional de Contabilidade (Rua XV de Novembro, 2.987, no Alto a XV), a partir das 19 horas.
Ademar afirma que, hoje, a profissão do educador está deturpada. “Por exemplo, um professor não tem autoridade dentro da sala de aula, mas um policial vem de fora e pode revistar a mochila de um aluno – por que o professor não pode fazer isso?”, questiona. “Nós não duvidamos da sabedoria de um médico, mas por que desacreditamos a dos professores?”
Esther Cristina Pereira está à frente da organização do evento e fala que o principal objetivo do encontro é a produção do manifesto. “Queremos trabalhar em cima de um documento escrito, elaborado pelos professores, e enviá-lo para as autoridades envolvidas com a educação e para a imprensa”, afirma. “O pessoal que comanda a educação no Brasil não conhece a realidade da sala de aula e, se nada for feito para melhorar essa situação, daqui a pouco não vamos mais ter professores”.
Fonte: Site Nota 10
Manifesto quer resgatar respeito e autoridade
null