Segunda etapa da Campanha pelo Piso é também homenagem a educador

Segunda etapa da Campanha pelo Piso é também homenagem a educador


null

15/10/2008 – Educadores já estão mobilizados para a segunda etapa da campanha “O Piso é Lei, Faça Valer!”, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), neste dia 16 de outubro. Mais uma vez, os trabalhadores em educação da rede pública vão às ruas para pedir a implantação “Já” do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN).
A primeira fase da campanha, realizada no dia 16 de setembro, foi um sucesso. Doze estados atenderam a convocação da CNTE; aqueles que não paralisaram as atividades realizaram atos e audiências públicas, para chamar a atenção sobre a necessidade de os governos estaduais e municipais implementarem o piso o mais breve possível.
Desta vez, a CNTE espera uma mobilização ainda maior porque vai aproveitar as comemorações pelo Dia do Professor (15 de outubro) para enfatizar a necessidade de toda a categoria garantir um direito estabelecido por lei e que representa o reconhecimento do importante papel dos professores na formação de crianças, jovens e adultos. “Até pelo menos o mês de dezembro, sempre no dia 16, estaremos mobilizados em todo o país. Vamos lutar o quanto for preciso pela implementação do piso que representa a valorização do magistério”, afirma Roberto Leão, presidente da CNTE.
“Vamos promover audiências públicas de esclarecimento aos profissionais de educação e à sociedade em geral sobre a importância do piso e das diretrizes nacionais da carreira, que integram o plano de luta para a concretização de uma educação pública de qualidade”, acrescenta Leão.
Nas capitais e no interior dos estados estão programadas assembléias e audiências públicas, seminários, passeatas e panfletagens. Também a partir deste mês, as entidades filiadas vão organizar caravanas a Brasília para pressionar os parlamentares a não aprovarem projetos que possam propor alterações na lei do piso.
Confira as atividades a serem realizadas nos estados:
Bahia – 16 de outubro, mobilização nas próprias unidades escolares e discussão sobre o Piso Nacional, a partir de 9h, na sede da APLB-Sindicato.
Goiás – dia 16, 9h, paralisação com manifestação dos trabalhadores das redes estadual e municipal de ensino, em frente à Catedral Metropolitana, em Goiânia.
Paraná – dia 16, panfletagem no centro de Curitiba pelo respeito à Lei do Piso.
Pernambuco – dia 16, às 08h, panfletagem, na Rua do Sol esquina com Av.Guararapes, em Recife. Às 14h, Seminário sobre a gestão educacional no Estado.
Rio Grande do Sul – dia 16, em Porto Alegre, concentração para a manifestação, denominada Protesta Rio Grande, no Centro Administrativo do Estado, a partir das 14h.
Santa Catarina – dia 16, às 14h, audiência pública sobre o piso, na Assembléia Legislativa, em Florianópolis.
São Paulo – 15 de outubro, debate sobre Avaliação, na Sede Central. Dia 16, audiência pública sobre Jornada e Diretrizes da Carreira.
Sergipe – dia 15, professores da rede estadual realizam assembléia geral às 9h, no Instituto Histórico e Geográfico para debater a implantação do piso, gestão democrática e constitucionalidade dos dois vínculos públicos dos professores. Dia 16, ato público no centro de Aracaju, seguido de panfletagem sobre o PSPN. No interior, haverá passeatas, panfletagens, visitas a órgãos públicos, manifestações, debates e assembléia geral.
Fonte: CNTE

MENU