13/01/2009 – Depois de viver a experiência profissional de sete anos em escolas públicas, ela resolver colocar isso em um livro e escreveu sobre educação. Tendo como principal questionamento a indisciplina escolar a autora sentiu a necessidade em compreender o tema.
Professora do curso de Pedagogia e Artes Visuais, Anderléia Sotoriva Damke, investigou a percepção social dos professores em relação a indisciplina, problema tão comum nas salas de aula. No livro “A Percepção Social da Indisciplina Escolar”, a autora mostra o resultado da investigação que realizou sobre as maneiras de se perceber e tratar a indisciplina. “Cada professor age de maneira diferente. Cada situação é vista de um jeito, muitas vezes o que para um é visto como imprudência, não tem a mesma reação para outro”, observa.
A indisciplina é ainda um dos maiores obstáculos para o professor. Um tema tão comum, mas que sempre causa polêmica no meio escolar. “O professor teme a indisciplina, por pensar que pode ser mal visto quando isso acontece na sua sala de aula. É preciso mudar essa concepção e compreender o contexto de como o assunto é tratado dentro da instituição”.
E esta não é a primeira vez que uma professora se aventura em um tema tão complexo para a educação, mas desta vez a pesquisa não quer explicar o que leva um aluno a ser tão descomedido em sala de aula. Na obra a autora ressalta que a pesquisa não tem a intenção de mostrar de onde vem ou o porque da indisciplina existir, mas sim estudar a percepção e fazer que, com isso, os problemas sejam amenizados durante o processo pedagógico.
A autora oferece riqueza dos dados que pesquisou no dia-a-dia das escolas. Durante esse período, ela verificou as falas de professores e como eles agiam quando lidavam com as situações conflitantes em sala de aula.
Livro escrito pela professora Anderléia é leitura essencial para professores, acadêmicos, educadores, orientadores, psicólogos, diretores de escola e demais profissionais envolvidos com a educação.
Anderléia Sotoriva Damke já apresentou e discutiu o tema em diversas universidades e encontros importantes pelo país. E durante três meses participou de um grupo de estudos no Paraná para discutir a indisciplina. “É preciso chamar a atenção do aluno, buscar novas estratégias que muitas vezes, por falta de tempo e da rotina escolar, não propicia tempo para fazermos repensar o tema”, afirma.
No livro, a autora dá dicas de como repensar, amenizar a indisciplina e ainda contribuir na busca de diretrizes disciplinares. “Não vamos atribuir culpas, mas sim orientar estratégias de ação no trabalho com os estudantes”, finaliza.
O livro já está à venda na Livraria Nobel, no Shopping JL ou ainda com a autora no (45) 8806-0631.
Fonte: Assessoria de Imprensa UNIPAN