APP realizará campanha de mobilização na área de saúde

APP realizará campanha de mobilização na área de saúde


null

09/04/2009 – O final do I Seminário de Saúde e Previdência contou a participação do secretário de Imprensa e Divulgação da APP-Sindicato, Luiz Carlos Paixão da Rocha. Paixão falou sobre a campanha que o sindicato fará no semestre que vem com o objetivo de mobilizar a categoria para questões ligadas à saúde como o resgate do IPE-Saúde, a implementação pelo Estado das leis de saúde vocal e mental, a qualidade no atendimento dado à saúde dos professores e funcionários de escolas bem como a criação de políticas públicas para a prevenção de doenças.
A campanha irá envolver toda a estrutura organizacional do sindicato. Além da participação especifica da Secretaria de Saúde e Previdência, contará também com o apoio das demais secretárias e com os presidentes e membros das diretorias egionais dos núcleos sindicais. Entre as ações elencadas estão a busca de dados relativos à saúde no poder público, debates nas escolas e amplo envolvimento da secretaria de Imprensa. “O objetivo é divulgar o tema da saúde no jornal 30 de Agosto e nos materiais específicos que a APP produz. Além disso, vamos também produzir programas para a Rádio da APP, que logo entrará no ar, para ser acessados no Portal da APP”, declarou o secretário da pasta.
Aposentadoria – O secretário de Funcionários, Valdivino de Moraes, lembrou que outro tema relacionado à saúde é a aposentadoria. Segundo ele, muitos professores e funcionários a antecipam por motivos de saúde, enquadrando-se na aposentadoria por invalidez. No entanto, ele lembra que quando o funcionário toma tal medida acaba sendo prejudicado. “A média contada para a aposentadoria é a partir de 1994 e isso é injusto. Por isso precisamos pautar os deputados para que estes nos ajudem a buscar uma forma de solucionar este problema sem gerar prejuízos para a categoria, mas para reparar injustiça”, destacou.
Municipais – O secretário de Municipais, Edilson de Paula falou sobre a inclusão no debate dos funcionários e professores que são representados pela APP no Paraná, uma vez que o sindicato conta com setenta municípios filiados.
Além dos secretários citados, o seminário contou com a participação das secretárias de Sindicalizados, Políticas Sociais, Assuntos Educacionais, Geral, Formação e Assuntos Jurídicos e do secretário e assessor da Secretaria de Saúde e Previdência, Idemar Beki e Edevalter Bueno. Este último fez exposição do atual manual da Divisão de Medicina e Saúde Ocupacional (DIMS) e apresentou sugestões de mudanças para este documento, sobretudo, no que diz respeito às perícias médicas, uma vez que os servidores públicos ainda têm seus direitos desrespeitados.
O evento, que reuniu aproximadamente 50 dirigentes de todos os núcleos sindicais, aconteceu durante todo o dia no Hotel Centro Europeu.

MENU