Jornalistas realizam sexta (17/07) vigília em defesa do diploma

Jornalistas realizam sexta (17/07) vigília em defesa do diploma


null

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) realizará uma vigília nesta sexta-feira (17/07), a partir das 18h, na escadaria do Prédio Histórico da UFPR (Praça Santos Andrade, 50, Centro de Curitiba), em defesa da formação superior específica para o exercício da profissão e contra a absurda decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou inconstitucional esta conquista da categoria e da sociedade, que completaria 40 anos.

 

O sindicato providenciará velas, que serão acesas na escadaria do edifício. Jornalistas, professores de Jornalismo e estudantes e demais apoiadores estão convidados a participar da manifestação vestidos com roupas de cor branca. O início da preparação do ato está marcado para as 17h.

 

DIPLOMAA manifestação marcará exatos 30 dias da malfadada decisão do STF no recurso extraordinário 511.961, relatada pelo presidente do órgão, ministro Gilmar Mendes, contrária à exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista, embora o requisito (inciso V, do art. 4º, do decreto lei 972/1969) tenha passado 20 anos sob a égide da Constituição de 1988 e conte com amplo respaldo da sociedade brasileira (mais de 70% da população apoia a exigência).

 

A decisão do STF, que é a culminação de um longo processo de deterioração da profissão, encaminha a imprensa brasileira ao amadorismo e às reiteradas práticas antiéticas que caracterizaram o Jornalismo no período anterior à regulamentação. Some-se a isto a tendência à precarização das relações de trabalho nas empresas de comunicação, com o aviltamento de salários, a não observância da jornada e a extrapolação das funções pelos jornalistas.

 

Atentos a todos estes riscos, os jornalistas de todo o país, por meio dos sindicatos estaduais e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), estão se mobilizando para expressar a indignação com a decisão e alertar a sociedade para os riscos da desregulamentação da atividade. O Sindijor já realizou um ato em Curitiba no dia 24 de junho. Em outra frente, o movimento dos jornalistas acontece no Congresso Nacional para a aprovação de uma emenda à Constituição que restitua a obrigatoriedade do diploma. Duas propostas – uma na Câmara e outra no Senado – já foram apresentadas, e está sendo articulada a criação de uma Frente Parlamentar Mista em Defesa do Diploma.

 

Isso vai fechar em 0 segundos

MENU