Mais de 60 participantes estão reunidos, desde o início da manhã desta sexta-feira (17/07), na sede da APP-Sindicato, para debater os procedimentos administrativos e, especialmente, financeiros da entidade. As discussões estão acontecendo durante do Seminário de Finanças da APP, evento, que prossegue até o sábado (18/07), e é promovido pela Secretaria de Finanças e o Conselho Fiscal do sindicato.
O objetivo do Seminário, segundo os organizadores, é uniformizar a prestação de contas, estabelecendo novos critérios para a realização das mesmas, tornando mais transparente a questão administrativa e financeira da entidade. Para tanto, foram convocados os secretários de Finanças e presidentes dos 29 núcleos sindicais da APP, além dos funcionários responsáveis pelo preenchimento da prestação.
Para a presidente do Conselho, professora Isolde Benilde Andreata, a realização de um seminário desta natureza é mais uma ação inovadora da APP. “Normalmente fazemos seminários com temas políticos, que focam a luta da categoria. Sobre questões mais técnicas, como contabilidade e demonstração de despesas, é raro, por isso a grande expectativa com relação a este evento”, descreve.
O secretário de Finanças da APP, professor Miguel Baez, vê na realização do encontro um momento único vivido pela entidade. “A dinâmica do sindicato é mais política, e há uma cultura, enfim, de que nós estamos representando a categoria para a política grande, pra fora, mas terminamos não cuidando muito da estrutura. E sem a estrutura não sustentamos, na verdade, nenhuma política. Então, há uma certa mudança de visão nesse sentido, na medida em nos preocupamos a ponto de fazer um seminário específico do funcionamento da entidade”, avalia.
Programação – Na abertura do evento, os participantes foram saudados pelo secretário de Finanças e pela presidente do Conselho. Em seguida, a presidente da APP, professora Marlei Fernandes de Carvalho, fez uma apresentação da entidade e falou sobre a conjuntura política.
A atividade seguinte foi a apresentação dos principais problemas encontrados nas prestações de conta. Esta apresentação foi realizada pelos membros do Conselho, que além de apontar as falhas, conduziu a discussão sobre o que pode ser feito para superar os entraves e, finalmente, como conseguir realizar um procedimento comum a todos.
No período da tarde, será realizada uma oficina. Os participantes verão uma simulação do preenchimento do Relatório Mensal de Despesas e também receberão esclarecimentos sobre a legislação fiscal. “Vamos explicar como funciona cada item e eles vão aplicar o que estão vendo, fazendo uma tarefa com a papelada que receberão na simulação”, explica Isolde.
No sábado, os trabalhos continuam no período da manhã. Na ocasião, secretários de Finanças, presidentes e funcionários dos núcleos verão uma exposição sobre a prestação de contas on-line. O objetivo é integrar núcleos e sede através de um sistemas que está sendo desenvolvido pela Central de Processamento de Dados (CPD) da APP, em conjunto com a Secretaria de Finanças.
“Através desse novo sistema, os lançamentos poderão ser feitos nos próprios núcleos e isso estará integrado, automaticamente, à sede. Essa nova metodologia evitará a sobrecarga burocrática e acreditamos que assim a gente vai aumentar sensivelmente a eficácia desse trabalho”, explica Baez.