Empresa impede publicação de cartilha sobre agricultura orgânica

Empresa impede publicação de cartilha sobre agricultura orgânica


null

Uma cartilha produzida pelo Ministério da Agricultura sobre agroecologia teve sua distribuição impedida. A cartilha “O Olho do Consumidor”, que conta com ilustrações de Ziraldo, foi lançada para divulgar a criação do “Selo do Sisorg” (Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica) que pretende padronizar, identificar e valorizar produtos orgânicos, orientando o consumidor.

O livreto, que teve tiragem de 620 mil cópias, foi objeto de uma liminar de mandado de segurança, fruto de ação movida pela transnacional Monsanto, que impediu sua distribuição. Setores do Ministério ligados ao agronegócio também não ficaram contentes com as informações contidas na cartilha. O arquivo foi, inclusive, retirado do site do Ministério.

A proibição se deu por conta do item 5 da página 7, onde se lê: “O agricultor orgânico não cultiva transgênicos porque não quer colocar em risco a diversidade de variedades que existem na natureza. Transgênicos são plantas e animais onde o homem coloca genes tomados de outras espécies”.

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e outras entidades,  num autêntico ato de desobediência civil e resistência pacífica à medida de força, estão distribuindo eletronicamente a
cartilha. Clique aqui para ler a publicação.

 

Fonte: Sinpaf (com informações da Agência Adital)

Isso vai fechar em 0 segundos

MENU