Depois de um ano e meio, o curso de Musicalização Infantil da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove um novo encontro. Entre 21 e 24 de setembro, o curso contará com a participação do compositor e pedagogo Jos Wuytack. Serão 20 horas de trabalhos; o professor apresentará os fundamentos da pedagogia musical que desenvolveu, a qual é baseada nos conceitos desenvolvidos por Carl Orff e conta com vasto repertório e atividades práticas.
O curso, destinado a professores e estudantes de música, docentes do ensino básico, educadores e outros profissionais da educação infantil, também contará com a presença da professora Graça Boal Palheiros, que fará palestra sobre audição musical ativa.
A atividade será realizada no campus Divina da Facinter (Faculdade Internacional de Curitiba), no Teatro Uninter. O número de vagas é limitado, e obedece a ordem de inscrição. O investimento é de R$ 150,00 (pagamento único), contemplando os períodos da manhã e da tarde. A atribuição de certificado é condicionada à participação em no mínimo 75% do curso.
Musicalização Infantil – Desde setembro de 2003, o curso vem se consolidando como um espaço musical valioso, que integra a universidade e a comunidade, através de aulas coletivas, que visam à iniciação musical de bebês e crianças de 0 a 12 anos. O curso já atendeu a mais de 900 crianças de Curitiba e região, e por ali já passaram mais de 40 educadores musicais, alguns dos quais coordenadores de cursos de musicalização em diversas cidades do Brasil. Atualmente há cerca de 250 crianças matriculadas e 30 professores-estagiários, que auxiliam na gestão do curso e na preparação das aulas e das apresentações artísticas semestrais.
Esta é a segunda vez em que Jos Wuytack vem a Curitiba em curso promovido pela Musicalização Infantil da UFPR. O Curso de Pedagogia Musical Ativa – 1° Grau aconteceu em dezembro de 2007 e reuniu mais de 70 participantes.
Informações e inscrições:
http://www.artes.ufpr.br/musicalizacao.
http://musicalizacaoufpr.googlepages.com/wuytack2009.html
E-mail: [email protected].