Abordagem à população, explicitando a temática de saúde da população negra, com entrega de material informativo será a atividade da Campanha de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, nesta terça-feira (27 de Outubro) em Curitiba, integrando um extenso cronograma de atividades em todo o Estado.
Apesar da pactuação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra na Comissão Intergestores Tripartite(CIT) e da publicação da Política em Diário Oficial da União, temos ainda um longo caminho a percorrer para que a população negra tenha garantido seus direitos ao atendimento humanitário, acolhedor e livre de qualquer discriminação conforme os princípios da Carta dos Usuários do SUS.
É sempre bom lembrar que o imaginário social construído historicamente sobre a população negra interfere nas ações de saúde e na garantia do direito humano à saúde e que o racismo, associado as discriminações de classe e de gênero interfere tanto no acesso, quanto na qualidade da atenção a saúde.
“A maioria das doenças que atinge a população negra é a mesma que atinge a maioria da população em geral. O que diferencia é seu perfil mais crítico de saúde, recorrente a diferentes contextos históricos, recorrência esta pautada na discriminação, no racismo e na negação de direitos, e que o resultado é a menor expectativa de vida , maiores taxas de mortalidade, maior risco de adoecer e morrer por doenças evitáveis.” (Barbosa, M. 2004).
Veja aqui outras informações sobre a campanha e sobre a rede nacional controle social e saúde da população
http://redesaudedapopulacaonegra.blogspot.com/
Veja o cronograma de atividades
* CURITIBA
– 27 de outubro de 2009
LOCAL: BOCA MALDITA
Avenida Luiz Xavier, s/nº / Praça Osório
Das 14horas às 18 horas
Abordagem à população explicitando a temática de saúde da população negra, com entrega de material informativo
– 26 a 30 de outubro de 2009
LOCAL: Faculdades e universidades de Curitiba
Será realizada abordagem aos alunos e alunas das faculdades e universidades da cidade de Curitiba sobre a saúde da população negra, com entrega de material informativo.
* ALMIRANTE TAMANDARÉ
– 27 de outubro de 2009
LOCAL: Câmara dos Vereadores
R. José Carlos Colodel, 242
16 horas
Conferência sobre a saúde da população negra, com participação de autoridades governamentais, representantes de entidades não governamentais e comunidade em geral.
* LONDRINA
– 27 de outubro de 2009
Local: Câmara Municipal de Londrina
Rua Governador Parigot de Souza, 145
15 horas
Conferência sobre a saúde da população negra, com participação de autoridades governamentais e representantes de entidades não governamentais e comunidade em geral. Terá a presença de Mãe Omin da Rede Nacional de Religões Afro-Brasileiras e Saúde, e da Secretária Municipal da Mulher, Sueli Galhardi.
Além da discussão em pauta na reunião do Conselho Estadual de Saúde – CES – sobre Saúde da População Negra, e a implementação da política no estado do Paraná