#8M: APP se mobiliza pela vida das mulheres; confira as atividades em todo o estado APP-Sindicato

As mobilizações seguem o mote nacional, denunciando a alta taxa de violência contra as mulheres, a fome e o desemprego

Foto: Juliana Guariza

A partir deste sábado (5), a APP-Sindicato, ao lado de movimentos sociais e diversas entidades, dá início à programação em celebração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Além da marcha em Curitiba, com concentração às 16h30 na Praça Santos Andrade, os Núcleos Sindicais participam de atividades em todo o estado.

As atividades somam-se às mobilizações nacionais, que enfatizam a necessidade de fortalecer a luta em defesa da vida das mulheres e contra a fome, a violência e o desemprego.

A garantia de direitos sexuais e reprodutivos, a defesa do SUS e dos serviços públicos gratuitos e de qualidade também estão na pauta.

No Paraná, estão previstas marchas, panfletagens, vigílias, rodas de conversas e performances, em diversas cidades.

“Convidamos todas(os) a participar das mobilizações. Nesta data precisamos ir para as ruas e dar o grito de liberdade contra todo racismo, machismo, xenofobia, violência, fome. Precisamos mostrar que nós, mulheres, temos voz e força”, convida a secretária da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTI+, Margleyse dos Santos.

Ao longo do mês, diversas atividades já estão sendo realizadas em todo o estado, garantindo que os protestos não sejam apenas no dia 8. Entre em contato com seu Núcleo Sindical para conferir as mobilizações em sua cidade!

A APP também elaborou um material especial sobre a data. Acompanhe as redes sociais e tenha acesso em primeira mão!

Curitiba

No dia 8, a mobilização terá concentração na Praça Santos Andrade, com início às 16h30 e saída prevista às 18h30. A mobilização será organizada em 4 atos, que abordarão temas como mulheres indígenas e de terreiro, mulheres negras, e a luta contra a violência policial.

Para encerrar a mobilização, será realizada uma cantoria feminista, com diversas artistas curitibanas confirmadas.

No dia 5, às 10h, o Núcleo Sindical de Curitiba Norte, junto da CUT e da Marcha Mundial de Mulheres, convida todas(os) para a Plenária Mulheres na Política, com a participação das vereadoras Carol Dartora e Professora Josete.

Londrina

Já na cidade de Londrina, uma panfletagem está agendada para este sábado (5), a partir de uma visão pedagógica e de agitação e propaganda convidando para o 8 de março, constando também à agenda luta do movimento feminista.

No dia 8, a mobilização terá concentração no calçadão da cidade, a partir das 17h30. Ao fim, será realizada uma vigília pela vida das mulheres.

Ainda no dia 14, estudantes de artes cênicas da Universidade Estadual de Londrina realizarão uma performance, junto a pintura de um painel na universidade.

Toledo

Na cidade de Toledo, neste sábado será realizada uma atividade com as aposentadas. No dia 8, uma mobilização foi convocada pela APP, juntamente com a Marcha Mundial das Mulheres (MMM), a Unioeste e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher  (CMDM) cpm batucada e panfletagem.

A concentração será realizada no Parque Ecolônico Diva Paim Barth, a partir das 17h30.

Foz do Iguaçu

A APP, junto com a CUT, a Marcha Mundial das Mulheres, movimentos sociais e Mulheres Paraguaias da Ciudad Del Este puxam um ato em frente ao Bosque Guarani. A concentração será realizada às 17h.

Cascavel

Atividades culturais e uma mobilização com mulheres Haitianas serão realizadas na cidade, todas convocadas por movimentos sociais da cidade.

São José dos Pinhais

Além de participar das mobilizações na capital, movimentos sociais da cidade realizarão atividades culturais no final do mês de março.

Assis Chateaubriand

O Sindicato, junto da CUT e movimentos sociais promovem um café com Coletoras de materiais recicláveis, seguida de uma roda de conversa com uma advogada sobre os direitos das mulheres.

Já às 10 horas, será realizada uma Roda de conversa com as Educadores na sede da APP na cidade.

Ponta Grossa

Um ato pela vida das mulheres será realizado neste sábado. A mobilização terá concentração em frente a Americanas da cidade de Castro, às 10h.

Campo Mourão

A Universidade Estadual de Maringá realizará o IV Ciclo de debate do ARTE, de forma virtual, nos dias 17,24,31 de março. Com o tema “É de menina ou menino?”, a palestra discute a influência de imagens de gênero, sexualidades e a educação.

Laranjeiras do Sul

A APP participa da atividade convocada pelo Coletivo de Mulheres Vera Lúcia Novello na Câmara Municipal da cidade no dia 7 (segunda-feira) de março. Uma campanha para arrecadação de itens de higiene básica está sendo realizada e serão entregues em comunidades carentes no dia 8.

::Educação em defesa das mulheres: veja os atos programados para o Dia Internacional da Mulher

:: LANÇAMENTO 20ª edição da Revista Mátria presta homenagem à cantora Elza Soares
:: Marco histórico: há 90 anos, mulheres conquistavam direito ao voto no Brasil
:: Livros que ajudam a entender o que foi a Semana de Arte Moderna