#8M: APP promove formação e reflexão sobre a desconstrução contra o machismo APP-Sindicato

#8M: APP promove formação e reflexão sobre a desconstrução contra o machismo

Mais do que uma homenagem ao #8M, o encontro propôs uma reflexão contra as barbáries da sociedade patriarcal e machista

Neste 8 de março, a APP-Sindicato reuniu suas trabalhadoras e trabalhadores para uma manhã de conversa e conscientização na sede em Curitiba. O encontro também ocorreu de forma remota para contemplar os 29 Núcleos Sindicais.

Mais do que uma homenagem ao 8 de Março, o encontro propôs uma reflexão contra as barbáries da sociedade patriarcal e machista, oriunda da sua história, raízes e culturas. O convite da secretária da Mulher, Margleyse dos Santos, é para que todas as mulheres saiam dos seus casulos e lutem por autonomia e direitos.

Da esquerda para a direita: Janaina Meazza, Margleyse dos Santos e Susi Monte Serrat.

A apresentação da artista Susi Monte Serrat trouxe melodias que enaltecem as mulheres desde a sua concepção, suas vivências e rupturas: Eu vim do ventre da minha mãe, ela me deu semente boa. Nutriu meu corpo. Se espalha em bençãos. Sou plantadeira de semente boa“. 

Para a presidenta da APP, Walkiria Mazeto, vivemos um período de machismo escancarado, como mostra a situação de vergonha internacional quando um deputado estadual vai a um país em guerra e ataca a dignidade de mulheres refugiadas.

A defesa das mulheres está no Estatuto da entidade. A luta é por uma sociedade mais justa, pelo fim do machismo e contra todas as formas de violência, como a diferenciação no trabalho, salários menores e a desigualdade.

“Não podemos entender que as cobranças e tarefas dadas a nós, mulheres, são naturais. Homens e mulheres devem ter os mesmo direitos, as mesmas responsabilidades, a mesma condição de poder viver na sociedade”, pontua Walkiria.

 

“É na luta que a gente se fortalece. A tristeza nos paralisa. É preciso executar a transformação com alegria e cumplicidade”, Janaina Meazza, professora, ex-funcionária da APP, e chefe de gabinete da vereadora Carol Dartora.

Hoje, às 16h30, acontece a marcha das mulheres, em Curitiba, com concentração na Praça Santos Andrade. Confira a programação (aqui).

>Veja a publicação especial da APP lançada para o 8 de Março.

:: Clique aqui para baixar o PDF

Jornal_30Agosto_8marco_2022
MENU