8ª Conferência da Educação: APP prepara últimos detalhes da etapa estadual APP-Sindicato

8ª Conferência da Educação: APP prepara últimos detalhes da etapa estadual

A etapa estadual será realizada nos dias 12 e 13, na sede estadual da APP-Sindicato, em Curitiba

Os preparativos para a etapa estadual da 8ª Conferência de Educação da APP-Sindicato estão a todo vapor.

O evento, que ocorre nos dias 12 e 13 de agosto em Curitiba, é o ponto culminante do ciclo de debates iniciado em março deste ano com o acolhimento de propostas da categoria para a educação pública, perpassando questões pedagógicas, educacionais e de carreira.

Após a publicação do Caderno de Debates, conferências regionais e livres reuniram educadores(as) de todo o estado para contribuir com emendas à redação. 500 delegados(as) de todo o estado foram eleitos(as) e representarão a categoria na etapa estadual.

O texto final deve trazer as propostas dos(as) trabalhadores(as) da educação pública para os(as) candidatos às eleições deste ano.

O evento ocorrerá na sede estadual da APP-Sindicato. A Secretaria de Administração e Patrimônio do Sindicato está realizando diversas reformas na estrutura para melhor atender os(as) educadores(as).

“Para acolher bem os(as) nossos(as) sindicalizados(as), estamos providenciando melhorias na nossa entidade. Entre as reformas, estamos melhorando o auditório e trabalhando na estrutura que será necessária pro dia do evento”, explica a secretária de Administração e Patrimônio, Simone Checchi.

Entre as reformas estão a adequação da garagem, que será utilizada para o cadastramento e recepção, além de espaço de circulação e exposição de materiais. Já no auditório serão feitas a troca de forro, pintura e outras manutenções.

O evento também contará com um espaço para a Conferencinha, que acolhe, entretém e cuida dos(as) filhos(as) dos(as) trabalhadores(as) da educação participantes.

Caderno de Emendas

Além das reformas, o Caderno de Emendas foi atualizado com mais de 382 emendas, incluídas após o amplo debate nos 29 Núcleos Sindicais a partir das Conferências Regionais e Conferências livres.

>> Baixe aqui o Caderno de Emendas <<

Segundo Vanda Santana, Secretária Educacional da APP-Sindicato, todas as sugestões deverão ser discutidas, uma vez que foram elaboradas com o objetivo de construir uma educação pública humanizadora e de qualidade.

“O resultado da Conferência será apresentado aos candidatos e candidatas que disputarão as eleições em outubro deste ano, com o objetivo de intervirmos nas políticas educacionais em nosso Estado, por uma Educação Humanizadora”, aponta a Secretária.

Entre os eixos que serão debatidos nesta Conferência estão Valorização, Formação e Condições de Trabalho dos(as) Trabalhadores(as), Organização Curricular na Educação Básica e Inclusão, Diversidade e Igualdade.

A Secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Jussara Ribeiro ressalta ainda que o espaço serve para a compreensão e reflexão da atual conjuntura, principalmente frente aos retrocessos que a escola pública sofreu nestes últimos anos.

“Com o tema “Por Uma Educação Humanizadora, a conferência denuncia e rejeita o modelo mercantilista imposto pelo capital e ao mesmo tempo, reafirma o modelo de educação que queremos. Queremos uma educação que respeite a diversidade, a multiplicidade de ideias, a democracia e a participarão de todos(as) na sociedade”, completa Jussara.

Confira a Programação Completa:

12 de agosto (Sexta-Feira):

– 07h30 – Credenciamento

– 08h30 – Acolhida e abertura da Conferência

– 08h45 – Leitura e aprovação do Regimento

– 09h15 – Atividade Cultural

– 09h45 – Abertura oficial

– 10h30 – Mesa de Conjuntura

• Prof. Dr. Luiz Carlos de Freitas – UNICAMP (participação virtual)
  • Pedagoga Esp. Ieda Leal – CNTE

– 11h45 – Abre para intervenções/considerações da mesa

– 12h45 – Encaminhamentos para o trabalho em grupo