Pesquisa do instituto Datafolha, publicada nesta semana pelo jornal Folha de São Paulo, aponta que 8 em cada 10 brasileiros(as) são contrários a reabertura das escolas no país, devido a pandemia do novo coronavírus.
O instituto perguntou se as escolas devem ou não reabrir nos próximos dois meses. Para 79% elas deveriam continuar fechadas, 19% disseram que deveriam ser reabertas e 1% não sabe.
O Datafolha também perguntou se o retorno das aulas nas escolas vai agravar ou não a pandemia. Para 79% dos(as) entrevistados(as), a resposta é sim. Desse total, 59% disseram que vai agravar muito e 20% que vai agravar pouco.
Entre os(as) mais preocupados(as) com a questão, responderam que as escolas devem continuar fechadas 82% das mulheres, 85% das donas de casa, 85% dos(as) que estão totalmente isolados, 89% dos(as) que reprovam o governo de Jair Bolsonaro e 80% dos(as) que ganham até 5 salários mínimos.
Na outra ponta, responderam que as escolas devem reabrir 22% dos homens, 38% dos(as) que não estão em isolamento e vivem normalmente, 32% dos(as) assalariados sem registro, 37% dos(as) que usam máscara só de vez em quando, 29% dos(as) que aprovam o governo de Jair Bolsonaro e 23% dos(as) que ganham mais de 10 salários mínimos.
O Datafolha ouviu 2.065 pessoas brasileiros(as) adultos(as) de todas as regiões do país nos dias 11 e 12 de agosto por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Sem previsão de retorno
As aulas presenciais estão suspensas no Paraná desde o dia 20 de março. No dia 30 de julho, a Secretaria da Educação e do Esporte divulgou um protocolo e informações à imprensa prevendo o retorno gradual das aulas a partir do mês de setembro.
A APP-Sindicato denunciou a ausência de condições e de segurança para trabalhadores(as), estudantes e comunidade, além de um documento oficial onde o governo exigia das mães e dos pais a assinatura de um termo de responsabilidade pelos riscos do(a) seu(sua) filho(a) ser infectado(a) pela Covid-19 na escola.
Após repercussão negativa nas redes sociais, o governo voltou atrás, alterou o documento e, desde então, não há data com previsão de retorno das aulas nas escolas da rede pública estadual.
Maioria das crianças não apresentaram sintomas
Na cidade de São Paulo, uma pesquisa realizada pela prefeitura, com seis mil estudantes da rede pública de educação, revelou que mais de 64% das crianças infectadas pelo coronavírus não tiveram sintomas.
Ainda de acordo com o levantamento, mais de 25% dos(as) estudantes moram com pessoas que tem mais de 60 anos de idade, consideradas grupo de risco para a Covid-19.
Mais de 111 mil casos no Paraná
No Paraná, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta quinta-feira (20) foram confirmados 2.338 novos casos e 84 óbitos pela infecção causada pelo novo coronavírus. O estado soma agora 111.014 casos e 2.861 mortos em decorrência da doença.