74 anos do Sindicato que defende a educação pública paranaense APP-Sindicato

74 anos do Sindicato que defende a educação pública paranaense

Explosão de luta pelos direitos(as) dos(as) educadores(as) e da comunidade escolar

Eu tô na luta! Ninguém solta a mão de ninguém! Sim, é hora de comemorar os 74 anos da APP-Sindicato, uma entidade que agrega valores e respeito pelos(as) cidadãos(ãs). É mais do que uma tradição da educação pública paranaense e brasileira. Juntos(as) somos mais!

A homenagem aos 74 anos não apaga a pandemia vivida e sofrida, mas, em um momento tenso e de vidas que se foram, vamos também lembrar que uma das defesas do Sindicato justamente é preservar as vidas e os direitos dos(as) servidores(as) da educação e da classe trabalhadora como um todo. Desde o início da temida Covid-19, a luta foi para que todos(as) ficassem em casa, lockdown para seguir os direcionamentos dos(as) profissionais e pesquisadores(as), e somente volta às aulas com todos(as) vacinados(as).

Para a APP-Sindicato, a educação é essencial há mais de 70 anos – e chegando aos 74 anos com muita bagagem, aprendizado e troca de experiências. A escola é sentida na prática por quem entende de educação pública. Construir um mundo melhor por meio de uma luta coletiva, afinal, o universo é gigantesco e a educação brasileira influencia no futuro da nação.

APP-Sindicato – É uma instituição representativa que conquistou o respeito da categoria e da sociedade por sua trajetória. Fundada em 26 de abril de 1947, a então Associação dos Professores Paranaenses foi criada para reunir e defender uma categoria em busca do reconhecimento do seu trabalho e da legitimidade da profissão. Hoje, o Sindicato tem em média 75 mil professores(as) e funcionários(as) de escola da rede pública estadual – e também da rede municipal em algumas cidades. No total, são 29 Núcleos Sindicais espalhados por todo o Paraná.

>> Nos 74 anos, confira a programação das atividades – respeitando todas as questões de segurança pela pandemia (aqui).

Releia Hermes Leão: a marca da APP nestes 71 anos é a defesa da escola pública de qualidade

Alguns dos fatos que marcam a nossa história – realmente gera mais do que um livro:

De 2000 a 2020!

2020 marcado por coincidências – No dia do aniversário da APP-Sindicato, há 73 anos, também era o momento pós II Guerra Mundial e, agora em 2020, o andamento da pandemia do novo coronavírus. Superações que marcam vidas!

2020 – Greve de fome pela revogação do edital PSS n° 47/2020 – desemprego de mais de 30 mil educadores(as).

2019 – Semana histórica de atividades da CNTE em Curitiba.

2018 – Ação CLT e correção salarial para professores(as) PSS.

2017 – Hora-atividade legal, ilegal é o governo!

2016 – Greve e caravanas da APP e delegações a Brasília na luta por direitos, MP 746 e PEC 55 – abusos!

2015 – Greve histórica: decretado o fim da Comissão Geral e retirada do Pacote de Maldades. Aprovação do Plano Estadual de Educação. O dia 29 de abril passa a ser conhecido como o Dia do Massacre à Educação.

2014 – Greve com conquista de 33% de Hora-atividade (Lei Estadual) e agressões na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), com pacote de maldades do governo.

2012 – 65 anos da APP com inauguração da nova sede estadual e vários Núcleos Sindicais.

2011 – Equiparação salarial aprovada no Dia de Luto e Luta da Educação.

2009 – Alteração do Artigo 61 (LDB), que inclui funcionários(as) de escola como profissionais da educação e campanha salarial da APP com foco na equiparação salarial aos(às) demais servidores(as) de mesmo nível (reajuste de 25,97%).

2008 – Aprovado Piso Salarial Nacional para o magistério (Lei 11738/08) e sancionado o Plano de Carreira dos(as) funcionários(as), com auxílio-transporte adicional noturno.

2007 – Primeiras turmas do Profuncionário.

2006 – Professores(as) e funcionários(as) caminham 44 km – de Ponta Grossa até a Assembleia Legislativa – em manifestação para aprovar equiparação dos salários de professores(as) e criar o Plano de Carreira dos(as) funcionários(as). Nova Conferência Estadual de Educação.

2005 – Concurso Público para funcionários(as) e Profuncionário no Paraná.

2004 – Plano de Carreira dos(as) professores(as) conquistado.

2003 – Concurso público para professores (as) e gestão democrática efetivada nas escolas.

2002 – Conferência Estadual de Educação da APP e hora-atividade de 20% aprovada.

2000 – Greve de fome resulta na hora-atividade de 10% e vale-transporte para funcionários(as).

De 1947 a 1999!

1999 – Conquista dos(as) funcionários(as) do vale-transporte e vale-alimentação.

1998 – Greve e reinício da luta pelo Plano de Carreira.

1997 – Unificação da APP e do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Paraná (Sinte-PR).

1996 – Vigílias pela educação e por salário (conquista da reestruturação da tabela salarial), aprovada nova LDB e conquista da hora-atividade, na prática.

1995 – APP se filia à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

1990 – Debates do Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública pela reformulação da LDB.

1989 – APP assume a condição de sindicato (pós-ditadura militar).

1988 – “30 de agosto” governo Álvaro Dias descumpre acordo dos 3 salários mínimos e reprime a categoria com a sua cavalaria.

1986 – Greve com acampamento em frente ao Palácio Iguaçu, acordando o piso de 3 salários mínimos.

1981 – 5ª greve e unificação da Associação dos Professores Licenciados do Paraná (APLP) e da Associação do Pessoal do Magistério do Paraná (APMP) à APP.

1968 – 2ª greve (Congresso do Magistério).

1963 – 1ª greve (Operação Tartaruga).

1951 – Passeata pelo cumprimento da Lei do Magistério e a APP reivindicação para regulamentar a profissão.

1949 – Primeiro abaixo-assinado e passeata pelo Pano de Carreira.

1947 – Fundação da Associação dos Professores do Paraná (APP).

Relembre a música da APP 70 anos e preste atenção na letra: