73 anos APP-Sindicato: homenagear e refletir sobre os desafios da educação pública

73 anos APP-Sindicato: homenagear e refletir sobre os desafios da educação pública

Viver e vivenciar preenchem um currículo rico de resistência e conquistas. A luta vai continuar!

Capítulos vividos e registros na memória e na realidade, entre barreiras e avanços, a representatividade da educação pública paranaense nos 73 anos do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato). Todo dia 26 de abril é hora de respirar e refletir, relembrar e fazer uma retrospectiva dos momentos marcantes desta entidade reconhecida mundialmente pelo seu trabalho com afinco.

A APP-Sindicato defende você, professor(a) e funcionário(a), pois a luta é coletiva e a comemoração ainda mais, pois cada um(a) que acredita e segue junto faz parte da trajetória em momentos de glória e/ou de guerra. Afinal, desafios são engrandecedores e superá-los dão ainda mais força para continuar a história.

A educação pública paranaense está atrelada à APP-Sindicato e vice-versa, são protagonistas do mesmo enredo. Neste ano, uma coincidência marca o ano da sua fundação – ambos passando por crises e como superá-las? Há 73 anos era o momento pós II Guerra Mundial e, agora em 2020, o andamento da pandemia do novo coronavírus.

O presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão, reforça a similaridade lembrando que um dos fundadores, o professor Faustino Fávaro, disse que naquela ocasião foi como um chamado mundial para que os educadores do Paraná e do mundo pudessem se reorganizar após a tragédia. “Aquele momento nos remete à uma crise tão intensa como a que estamos passando hoje. Para lutar na defesa da educação pública e pelos direitos de professores e funcionários, o Sindicato cumpre um papel importante na retomada de todo o processo educacional posterior à crise da pandemia. Talvez durante os 73 anos, é um dos aniversários mais desafiadores, de celebrar a memória e trajetória de resistência, lutas e conquistas, mas, também sabemos que estamos num período em que irá exigir muito compromisso coletivo para que a APP possa preservar uma escola pública de qualidade e com a manutenção dos direitos dos profissionais da área”.

Sensibilidade e solidariedade a todo momento – Ninguém solta a mão de ninguém simboliza o verdadeiro significado das atividades do Sindicato no dia a dia da educação. Com uma estrutura física e humana, vários atendimentos são prestados(as) aos(às) educadores(as). Todo(a) sindicalizado(a) é representado(a) pela APP, que dá o suporte necessário e essencial para cada situação. O Sindicato insiste na união para ser ouvido e se fazer cada vez mais presente. São 73 anos lutando por avanços e dignidade profissional aos(às) educadores(as). Respeito a si e ao(à) próximo(a).

Relembre a melodia dos 70 anos da APP-Sindicato. A música se faz presente na memória e na história:

 

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU