6 de dezembro é Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

O enfrentamento e combate ao machismo requer ações de toda a sociedade

Nesta sexta-feira (06) a OAB se mobiliza em todo o país para divulgar a campanha do Laço Branco, que tem o objetivo de sensibilizar homens a lutar pelo fim da violência de gênero. Na capital paranaense, os advogados estarão na Boca Maldita das 11h30 às 13h30 para levar informações sobre o tema e convidar a população, especialmente os homens, a se engajar na causa.

Esta campanha recorda um massacre que aconteceu neste mesmo dia, em 1989, em Montreal, no Canadá. Nesta data um estudante entrou armado em sua sala de aula e ordenou a saída dos alunos homens e matou a tiros 14 mulheres, feriu outras 10 e para depois cometer suicídio. As investigações levaram a uma lista com o nome de 19 mulheres que ele também desejava matar. A motivação do crime? Não concordava com o avanço das mulheres na sociedade.

O enfrentamento à violência contra a mulher deve ser feito por toda a sociedade. Segundo o Atlas da Violência, 4.936 mulheres foram assassinadas no Brasil em 2017, o maior número em 10 anos. Com o olhar de que o tema é responsabilidade todos, na próxima sexta-feira (6), a OAB Paraná vai realizar uma ação no Centro de Curitiba para divulgar a campanha Laço Branco, que tem o objetivo de sensibilizar homens a se engajarem pelo fim da violência de gênero.
Fonte: editado de OAB-PR, com informações CUT-PR