50 anos de trajetória da APP-Sindicato Cascavel APP-Sindicato

50 anos de trajetória da APP-Sindicato Cascavel

Luta e resistência não faltaram nesse período comemorado dia 7 de dezembro

Foto: APP-Sindicato Cascavel

A APP Núcleo Cascavel completa 50 anos de existência. No último dia 7 de dezembro, sexta-feira, uma confraternização marcou os anos de luta e resistência do Sindicato, na sede da instituição (Rua Francisco Bartinik, 2017). A partir das 20 horas, funcionários(as) e convidados(as) celebraram com orgulho cada capítulo vivido, desde os mais difíceis até as conquistas que recaem na educação pública do Paraná.

“A APP-Sindicato Cascavel chega nos seus 50 anos de luta e resistência, que merecem ser comemorados, principalmente nesses tempos sombrios de perseguição e criminalização dos movimentos sociais”, destaca o presidente Daniel Nascimento Matoso.

Conheça um pouco da história – Surgiu como Associação dos Professores do Oeste do Paraná (Apopa), em 1968. O período era turbulento, pois ocorria a segunda greve da APP-Sindicato estadual. E no meio de tudo isso, reuniu-se um grupo de educadores(as) de Cascavel que trabalhavam em escolas estaduais, municipais, particulares e do ensino superior, com o objetivo de fundar uma Associação – na época, idealizada pelo  professor Antonio Bruscato. Defender os interesses dos(as) profissionais da educação da região oeste paranaense sempre foi o foco. Assim, a data da fundação ocorreu dia 24 de outubro de 1968, e teve como primeiro presidente o professor e advogado Luiz Albino Broetto. De ideais de um grupo ao que representa hoje, a APP Cascavel abrange 18 municípios da região.