30 de abril é Dia Nacional da Mulher

30 de abril é Dia Nacional da Mulher

Data faz uma referência a Jerônima Mesquita, uma das pioneiras na luta pelo voto feminino

Desde 1980, o dia 30 de abril comemora o Dia Nacional da Mulher. A data foi instituída pela pela lei 6.971/1980 e foi escolhida por ser o dia do nascimento de Jerônima Mesquita, líder do movimento feminista no país e fundadora do Movimento Bandeirante.

O movimento se apresentava como uma proposta de educação pioneira, por acreditar na importância da mulher em assumir um papel mais atuante nas mudanças da sociedade. Jerônima foi uma das pioneiras na luta pelo direito ao voto feminino e esteve também envolvida na criação do Conselho Nacional das Mulheres.

Apesar de pouco difundida, a data tem sua relevância história na luta das mulheres e da sociedade para combater o sexismo, a misoginia e todos os tipos de discriminação contra o gênero feminino.

A luta pela igualdade e de defesa dos direitos da mulher é presença marcante na história e nas ações da APP-Sindicato para denunciar o machismo, as violências e reforçar a necessidade de respeito e valorização dos direitos das mulheres na sociedade.

Com informações da Wikipédia.

MENU