28 de outubro: homenagem ao Dia Nacional do(a) Servidor(a) Público(a)

28 de outubro: homenagem ao Dia Nacional do(a) Servidor(a) Público(a)

A APP-Sindicato presta homenagem a todos(as) os(as) servidores(as), em especial aos(às) professores(as) e funcionários(as) de escola

"Se é público, é de todos(as): Vamos defender! Respeite, defenda, valorize o(a) servidor(a)." - Foto: APP-Sindicato

A importância do serviço prestado pelo(a) servidor(a) público(a) e o seu reconhecimento merecem destaque. Cada dia 28 de outubro comemora-se o “Dia Nacional do Servidor Público”, com justa homenagem pela execução de trabalhos diários para a sociedade.

Cada dia 28 de outubro é mais um capítulo na história de cada cidadão(ã) que tem como profissão ser um(a) funcionário(a) público(a). O atender a população e os serviços essenciais, como saúde, educação, segurança, entre tantos outros, depende de cada(a) trabalhador(a) da administração pública. É um conjunto de esforços para que seja possível fazer a diferença ao(à) próximo(a).

A APP-Sindicato presta homenagem a todos(as) os(as) servidores(as), em especial aos(às) professores(as) e funcionários(as) de escola. Estar presente e inserido(a) no cenário da educação pública realmente é desafiador e um processo de muito aprendizado, com troca constante de conhecimentos. Lutar por direitos e pela valorização aos(às) educadores(as) que tanto se dedicam para a qualidade do ensino público.

:: Leia também: Saúde mental é uma das pautas de mobilização do Dia do(a) Servidor(a)

Você sabia?

Decreto Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, e data surgiu pelo Conselho Federal do Serviço Público Civil. Porém, foi em 11 de dezembro de 1990, no Artigo 236 da Lei nº 8.112, determinado oficialmente o Dia do(a) Servidor(a) Público(a) no Brasil.

Sabe-se que desde o Império é que os(as) agentes do serviço público labutam para atender a demanda funcional, sendo que posteriormente à Proclamação da República, esse serviço passa a ser ainda mais imprescindível para manter a chamada organização administrativa.

Antes do Estatuto elaborado em 1990, os(as) servidores(as) eram chamados(as) de funcionários(as) públicos(as).

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU