Dia da Hora-atividade Legal, nesta terça-feira (21), dará continuidade ao calendário de mobilizações dos(as) educadores(as) do Paraná contra as imposições incoerentes da Resolução 113/2017 (Resolução da Maldade), baseada em critérios e “cálculos exclusivos” da gestão Beto Richa (PSDB). Hora-atividade e distribuição de aulas estão incompatíveis com a realidade.
Iniciada no dia 15 de fevereiro, amanhã a categoria realiza a chamada “Hora-atividade Legal”nas escolas com giro pelo Estado. As cinco aulas serão de 30 minutos para os conteúdos programáticos e o tempo restante será para as atividades extras, que serão desenvolvidas junto aos(às) estudantes para explicar o que significa essa Resolução da Maldade e os reflexos sobre a educação.
De maneira educativa, a comunidade escolar vai se envolver em debates e confecção de cartazes, por exemplo. Da lei e sua interpretação para a versão imposta pelo governo e como os impactos negativos vão refletir no aprendizado e na qualidade do ensino. Afinal, quem está dentro do ambiente escolar e das salas de aula certamente pode explicar melhor o cenário prático na rede pública de ensino – que inclui diretores(as), professores (as), funcionários(as), estudantes e a infraestrutura.
Direito assegurado (Lei 11.738). Categoria unida busca apenas a legalidade para o ano letivo de 2017:
– Mobilização da categoria nos dois turnos: 5 aulas de 30 minutos e no tempo restante serão desenvolvidos trabalhos educacionais diversificados
– Da teoria para a prática: cada docente perde o equivalente a 2 aulas por semana, a cada turno de 20 horas.
Agenda dos próximos dias da “Hora-atividade Legal”:
– Dia 21 de fevereiro (terça-feira) – Transmissão ao vivo, a partir das 10h30, na página e no Face da APP-Sindicato – Hora-atividade Legal, ilegal é o governo! – Defesa da educação pública e as consequências da Resolução da Maldade e da Reforma do Ensino Médio
– Dia 03 de março (sexta-feira) – Reforma Trabalhista e Reforma da Previdência
– Dia 08 de março (quarta-feira) – Dia Internacional da Mulher – material especial elaborado pela APP-Sindicato para debates com os(as) estudantes.
Leia mais: