20ª Parada da Diversidade LGBTI de Curitiba será neste domingo

Com o tema "50 anos de Stonewall", a luta pela garantia dos direitos é contínua. Participe!

Domingo, dia 1º de dezembro, das 12 horas às 20 horas, em Curitiba, o chamado é para a 20ª Parada da Diversidade LGBTI, que começa na Praça 19 de Dezembro e desce pela Avenida Cândido de Abreu até a Praça Nossa Senhora de Salete. O slogan deste ano é “E elas, Travestis, Transexuais, Transgêneras, Drag Queens e Afeminadas continuam na luta!”, participe e solidarize-se pela luta de direitos. O engajamento do evento será animado pela presença de trios elétricos e apresentações artísticas. O tema é sério com ênfase na dignidade humana, mas a alegria se contagia quando a união faz a força.

O secretário executivo da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBT da APP-Sindicato, professor Clau Lopes, enfatiza as pautas da diversidade e políticas inclusivas à população LGBT no sentido de fortalecer a questão do acolhimento e preparo dos(as) educadores(as) e funcionários(as) que atuam no ambiente escolar. “Está comprovado que os estudantes LGBTI+ são os que mais sofrem com a evasão escolar e abandono pela agressão psicológica e, muitas vezes, física que sofrem nas escolas. A nossa luta é para que todos possam ter acesso à educação respeitosa, digna e de qualidade de vida”.

Clau Lopes, que também é vice-presidente do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná (COPED), frisa que nesta conjuntura política que o Brasil está vivendo é de suma importância que aconteçam esses eventos voltados à população LGBT, e também é preciso mostrar que a sociedade não é lugar de preconceito e discriminação. “Todos merecem respeito, em prol do amor e da vida”.

Atenção trabalhadores(as) da educação – Neste domingo pela manhã também acontecerá uma reunião do Coletivo LGBT, na sede estadual da APP-Sindicato (Av. Iguaçu, 880, Rebouças – Curitiba), das 9 horas às 12 horas. Você, professor(a) e funcionário(a), que defende a luta por direitos, é nosso(a) convidado(a).

50 anos de Stonewall – A história faz a retrospectiva dos avanços ao longo dos anos e relembra o que muitas pessoas passaram e até morreram para que hoje o cenário pudesse ser diferente. O tema recorda a Revolta de Stonewall, marco histórico de luta e visibilidade da comunidade LGBTI. A Parada é organizada desde 2005 pela Associação Paranaense da Parada da Diversidade (APPAD) e conta com o apoio de outras entidades. O objetivo é contribuir para o enfrentamento da discriminação e violações de direitos contra a população LGBTI.

Agenda:

Data: 01/12/2019 (domingo)

Local: Praça 19 de Dezembro (Praça do Homem Nu e da Mulher Nua)

Horário: das 12 horas às 20 horas

Saiba mais sobre a 20ª Parada (aqui).