2014 foi ano de lutas! 2015 promete muito mais!

2014 foi ano de lutas! 2015 promete muito mais!


O ano já está acabando e não resta dúvida para todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação: foi um ano de lutas. 2014 fica marcado como aquele período em que a categoria toda precisou se mobilizar para mostrar ao governo que a educação não é brincadeira.

Logo nos primeiros meses a educação pública do Paraná parou! Greve geral. Foram 07 dias de mobilização e muito debate com o governo. Dessas negociações, 90% dos itens da pauta da greve foram atendidos. O que isso impactou no restante do ano?

Como já dito, 2014 foi um período de mobilização. A categoria lutou pelos 33% da hora-atividade, lançou a campanha salarial, brigou pela Educação de Jovens e Adultos – EJA – e tantas outras pautas. Foi um ano em que progredimos na luta pela melhoria da educação, conquistando, por exemplo, o Plano Nacional da Educação (PNE). O PNE vem de encontro a um período de luta nacional de toda a classe trabalhadora da educação, indicando que a melhoria das nossas escolas deve atingir um patamar nacional e fazer o país todo avançar.

Tivemos, também, a Conferência Estadual da APP, onde os debates contribuíram para a criação de um conjunto de propostas apresentadas para os candidatos e candidata ao governo do Estado. Essas propostas representaram as melhorias que a categoria precisa para a educação do Paraná e foram formuladas com a contribuição de todos e todas.

Por falar em candidatos(as), a APP-Sindicato foi a primeira instituição a promover o debate antes das eleições gerais com os(as) candidatos (as) ao governo do Estado. Além disso, promoveu o evento de forma que todos(as) participaram e falaram das suas propostas para a educação. Um espaço democrático que respeitou o direitos de todos(as) os(as) candidatos(as) de terem igualdade no debate, diferente de emissoras de televisão que davam destaques aos três candidatos(as) que mais pontuavam nas pesquisas de voto.

Questionamos, indagamos, cobramos e mostramos que a educação tem voz e o(a) trabalhador(a) quer melhorar a qualidade das escolas do Paraná. O debate resultou em um termo de compromisso, onde os(as) candidatos(as) assinaram e se comprometerem com a categoria e a educação, inclusive o governador reeleito no Estado, Beto Richa (PSDB).

2014 também foi o ano em que tivemos eleições internas na APP. Um processo democrático para escolher a direção que vai gerir a entidade nos próximos três anos. Educadores e educadoras de todo o estado escolheram, em um processo legítimo, quem estaria à frente das tantas lutas que ainda vamos enfrentar nos próximos quatro anos desse governo.

Lutas estas que já começaram, mesmo com o ano terminando. O governo dá um golpe na população paranaense e impõe um pacote de medidas que vai comprometer, ainda mais, o salário, a qualidade de vida e o acesso aos produtos de necessidade de cada trabalhador e trabalhadora.

2014 está terminando e se inicia um novo ciclo de debates, comprometimento coletivo, busca por avanços e a vontade de todos e todas de construir uma educação pública de qualidade para os paranaenses. É nosso direito. É nosso dever também buscar e lutar para que esse direito seja garantido. A escola, antes de tudo, é feita de gente, como já disse Paulo Freire.

No poema “Escola é”, o mestre da educação ensina como a escola é um pedaço de nós. Afinal, como construir um espaço coletivo sem doar um pouco do que sabemos, conhecemos e queremos descobrir?

Sem dúvidas, o fato de cada um doar um pouco de si é o que constrói essa escola de “gente que trabalha, que estuda, que alegra, se conhece, se estima”. E é nessa escola que todos querem estar, pois “é por aqui que podemos começar a melhorar o mundo”.

Agradecemos a todos e todas pelas lutas, forças e sonhos. Desejamos boas festas de fim de ano e boas lutas para 2015!

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU