20 serviços públicos indispensáveis para a população paranaense APP-Sindicato

20 serviços públicos indispensáveis para a população paranaense

Os serviços públicos do Paraná são essenciais para garantir o acesso da população a seus direitos

Foto: Divulgação

Os serviços públicos do Paraná são essenciais para garantir o acesso da população a seus direitos, reduzir desigualdades, promover cidadania e tornar nossa sociedade mais equilibrada.

Eles estão por toda a parte, e mesmo que as pessoas talvez nem percebam, certamente estão sendo beneficiadas diariamente pelos serviços públicos e pelo trabalho dos servidores.

Confira, a seguir, 20 serviços públicos indispensáveis para a população paranaense:

  1. Acesso à Justiça

O Judiciário é um dos três poderes da República, ao lado do Executivo (Governo Federal, governos estaduais e municipais, com seus respectivos órgãos) e Legislativo (Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais). É por meio de seus servidores que cada cidadão pode ter acesso à justiça e resolução de conflitos através da investigação, apuração e julgamento.

  1. Agências do trabalhador

Suas funções mais conhecidas são dar entrada no seguro-desemprego do trabalhador e buscar ofertas de trabalho. Mas, elas podem, ainda, oferecer cursos, agente de crédito, entrevista de emprego e dar entrada em documentos – como a Carteira de Trabalho (CTPS).

  1. Agropecuária e meio ambiente

O Brasil é referência mundial em agropecuária, e o Paraná faz parte dessa força: 33,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado vem do setor. Nossos servidores fazem a agropecuária avançar econômica e sustentavelmente, com soluções inovadoras para o meio rural e o agronegócio do estado – como o fomento ao turismo rural e à produção orgânica de alimentos, cuidado com o solo, combate à desnutrição infantil, e outras ações.

Além disso, a atuação dos servidores também é fundamental para a proteção do meio ambiente, com ações proteção, conservação e restauração do patrimônio natural, bem como gerenciamento de recursos hídricos e saneamento ambiental.

  1. Ceasas

Grande parte das frutas, legumes e flores vendidas em feiras, sacolões, supermercados e restaurantes do Paraná são compradas nas Centrais Estaduais de Abastecimento (Ceasas)! O produtor agrícola envia suas produções à Ceasa, e elas são comercializadas aos varejistas por bancas vendedoras.

  1. Cohapar

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) articula com o Governo Federal, prefeituras, órgãos estaduais, e iniciativa privada para viabilizar à população paranaense o direito à moradia digna, a melhores condições de vida, e ao desenvolvimento humano e social.

  1. Comec

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) gerencia funções públicas de interesse aos 29 municípios que compõem a Região Metropolitana de Curitiba, como desenvolvimento socioeconômico e ambiental, sistema viário (conjunto de vias), transporte coletivo metropolitano etc.

  1. Copel

A geração, transmissão e distribuição de energia elétrica de quase todo Paraná é feita pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), que também atua em áreas de telecomunicações, distribuição de gás, geração eólica e solar. É reconhecida como uma das melhores empresas do planeta no setor.

  1. Defensoria pública

Garante assistência jurídica completa e gratuita a todo cidadão que não pode pagá-la. Por meio dela, o estado promove defesa, direitos humanos e orientação judicial dos direitos individuais e coletivos, em todos os níveis. É uma instituição permanente, estabelecida pela Constituição, e fundamental à democracia!

  1. Delegacias

São responsáveis por investigações criminais – crimes contra a vida (homicídios, estupros, desaparecimentos etc.), crimes contra o patrimônio (estelionatos, furtos, roubos), tóxicos e entorpecentes –, vigilância geral ou captura de apenados, e detenção temporária de suspeitos e presos em flagrante delito.

  1. Depen

A missão do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen-PR) é oportunizar a reinserção social dos apenados, respeitando-os como indivíduos e humanizando as prisões. Para isso, o Depen gerencia o sistema penitenciário do estado, supervisiona as atividades dos estabelecimentos penais e unidades integrantes, investe no aperfeiçoamento de seus servidores, promove educação formal e profissionalizante aos detidos, aprimora as ações na área penitenciária, dentre outros importantes esforços.

  1. Detran

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) desempenha as políticas de trânsito do estado, com atenção à vida de motoristas e pedestres. Suas ações visam tornar a circulação mais segura e os processos menos burocráticos.

  1. Educação

É na Educação pública que mais brasileiros se formam, e no Paraná não poderia ser diferente: 85% das vagas nos Ensinos Fundamental e Médio são da rede pública. Os esforços de professores e demais servidores na luta contra o analfabetismo infantil têm garantido ao estado os melhores indicadores do Brasil: apenas 4,8% das crianças ainda são analfabetas aos 7 anos, contra a média nacional de 21,5% (segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE). No se trata de crianças de 9 anos, esse percentual cai para 1,3%.

  1. Farmácias do Paraná

Garantem medicamentos dos tratamentos de média e alta complexidade gratuitamente, para pacientes com Alzheimer, artrite, asma, esclerose múltipla, hepatite, Parkinson, dentre outras doenças.

  1. IML

A função mais conhecida do Instituto Médico Legal (IML) é a necropsia (comumente chamada de autópsia), o exame do indivíduo após a morte. Mas, o IML também atende indivíduos vivos (vítimas de acidentes de trânsito ou de trabalho, agressões etc.), realiza exames complementares (toxicológicos, sexologia forense e outros), e contribui para a resolução de processos administrativos, judiciários e policiais.

  1. Instituto Água e Terra (IAT)

O IAT conserva, controla, preserva, protege e recupera o patrimônio ambiental do estado, visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida. Atua no licenciamento e outorga ambiental e hídrica, patrimônio natural, saneamento ambiental e recursos hídricos, gestão territorial, e outras funções.

  1. Procon

O Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PR) educa, defende, orienta e protege os consumidores contra abusos de fornecedores nas relações de consumo.

  1. Sanepar

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) cuida do saneamento básico de quase todas as cidades do estado. 100% delas recebem água tratada (contra 83,6% da população brasileira com o mesmo acesso). 74,2% têm coleta de esgoto (contra o índice nacional de 53,2%). E 100% de nosso esgoto é tratado pela Sanepar (contra 46,3% da média do país) – dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). É considerada uma das melhores empresas do setor no país.

  1. Saúde pública

Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), todos os paranaenses podem ter acesso à saúde de forma completa e universal. O árduo trabalho de nossos servidores colocou o Paraná entre as primeiras posições no Índice de Desempenho do SUS (Idsus), dada a disponibilização e a qualidade dos serviços prestados.

  1. Segurança pública

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) coordena, executa, fiscaliza e planeja as ações de segurança pública do Paraná, assegurando os direitos à liberdade, à propriedade e à vida de todos os cidadãos.

  1. Universidades estaduais

O Paraná é o estado com maior número de universidades estaduais no Brasil (sete), e todas estão entre as melhores instituições de ensino superior do país! Graças ao trabalho de nossos servidores docentes e técnicos, as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) contribuem fortemente para o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde estão localizadas, para a formação de profissionais altamente qualificados e para a produção da ciência nacional.

Sociedade mais forte

Agora que você já conheceu uma pequena parte dos diversos serviços públicos que tornam nossa sociedade mais equilibrada, que tal saber um pouco mais sobre a importância desses serviços e dos servidores públicos para o Paraná? Confira aqui!

Saiba mais: https://epublico.com.br/

MENU