20 de Novembro: Dia da Consciência Negra

20 de Novembro: Dia da Consciência Negra

Todos os dias e noites, é a história da população negra e a sua valorização

“Novembro Negro” revela que ainda são muitos os enredos das batalhas contra o preconceito. A APP-Sindicato reforça assiduamente a importância da igualdade e sem discriminações para todos(as). Em 20 de novembro, celebra-se com afinco o “Dia da Consciência Negra”, data alusiva ao Zumbi dos Palmares, que faleceu neste dia no ano de 1695. Conhecido por ser o líder do Quilombo dos Palmares e uma figura símbolo de resistência dos(as) negros(as) escravizados(as) no Brasil, assim como de luta por direitos.

Reivindicar direitos já é a prova da resistência em nosso Brasil tão multifacetado e característico por algumas discrepâncias.

O secretário de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo da APP Sindicato, professor Luiz Carlos dos Santos, destaca que a população negra tem história. “Precisamos reconhecer e valorizar a cultura africana, afro-brasileira e indígena como parte da nossa sabedoria ancestral. Novembro é mês da Consciência Negra e disponibilizamos um calendário mensal com eventos históricos que marcam a vida de todos nós”.

Para a APP-Sindicato, que tanto prioriza a democracia em todas as faces, vale ressaltar pela própria Secretaria que possui. A nossa capital do Paraná também apresenta negros(as) responsáveis por seus traços e consolidação para a sua construção.Exemplo disso o próprio Bairro Rebouças, em que se instalou a sede central da APP.

Dia 20 de novembro e todos os dias, saudações à população negra e à nação brasileira, construída também com o trabalho e a cultura do povo negro.

Como recordar também é viver, leia mais:

::Bairro Rebouças é histórico em Curitiba e o sobrenome é oriundo de irmãos engenheiros negros

Confira no calendário da APP as datas memoráveis de novembro:

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU