16 de maio é Dia Mundial do(a) Funcionário(a) de Escola e CNTE lança campanha de valorização

16 de maio é Dia Mundial do(a) Funcionário(a) de Escola e CNTE lança campanha de valorização

Indispensáveis na construção de uma escola pública de qualidade, funcionários(as) de escola também são educadores(as)

Criado em 2018, durante uma conferência da Internacional de Educação (IE), em Bruxelas (Bélgica), o Dia Mundial do(a) Funcionário(a) de Escola é celebrado anualmente no dia 16 de maio. O objetivo é ampliar a visibilidade e a luta pelos direitos desses(as) educadores(as) que fazem as escolas funcionarem.

Para a secretária de Funcionários(as) da APP, Elizabete Eva Almeida Dantas, os(as) funcionários(as) são primordiais, seja quem está no portão recebendo os(as) alunos(as), na secretaria recebendo pais, mães e responsáveis, fazendo a merenda ou cuidando da limpeza, entre tantos outros profissionais que atuam nas escolas.

>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram

“A valorização desse(a) educador(a) é fundamental, em especial, num momento de tanta insegurança e ataques sofridos nas escolas. A violência não está na escola, ela vem para dentro da escola. E a presença dos(as) funcionários(as) faz toda a diferença, pois eles(as) sabem identificar todos(as) que são da escola”, destaca.

A dirigente também ressalta que a APP tem atuando em busca de valorização e melhores condições de trabalho para esses(as) profissionais. No último mês, por exemplo, a direção estadual apresentou cálculos ao secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda, defendendo um reajuste linear em toda a tabela, além de outras pautas como o pagamento da dívida da data-base e a revogação da terceirização.

>>Em reunião com secretário, APP discute tabela salarial dos(as) funcionários(as) de escola

Respeito e valorização

Para marcar a celebração da data, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) lançou nesta terça-feira (16) a campanha com o mote “Funcionário/a de escola ensina”. Clique no link abaixo para acessar e participar divulgando nas suas redes sociais.

>> Confira a campanha da CNTE “Funcionário/a de escola ensina”

Isso vai fechar em 0 segundos

MENU