16 de Maio: Dia Mundial do(a) Funcionário(a) da Educação

16 de Maio: Dia Mundial do(a) Funcionário(a) da Educação

A data é uma conquista e mostra que é preciso valorizar todos(as) os(as) profissionais das escolas

A comemoração é mundial pelo Dia do(a) Funcionário(a) da Educação. Internacionalmente, a data foi criada em 2018, pela Internacional de Educação (IE), em Bruxelas (Bélgica), com 36 países representados. É a comunidade escolar com cada agente que soma, faz e acontece. Todos(as) juntos(as) fazendo a diferença no processo escolar.

Dia 16 de maio marca uma reflexão sobre o trabalho educativo e indispensável do “Pessoal de Apoio Educativo”, conhecido como funcionário(a) de escola – sim, cada funcionário(a) é um(a) educador(a). A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), afiliada da IE, já enfatizou que para alcançar uma educação de qualidade é preciso buscar visibilidade, formação e valorização do trabalho.

O funcionário de escola e secretário Executivo da CNTE, José Valdivino de Moraes, disse que “de um jeito ou outro, aqui no Brasil, produzimos uma certa influência pela CNTE/IE, e de lá para cá, algumas iniciativas vamos localizando. Existem campanhas nos EUA, por exemplo. A concepção defendida por nós, no Brasil, deixa de ser isolada e passa a ser uma construção produzida em vários países pelo mundo”.

José Valdivino participou no dia 15 de maio da webinar com a Federação Nacional da Educação de Portugal (acesse aqui), com temas relacionados aos(às) agentes de escola. Para Valdivino, funcionário desde 1986, com atuação no Colégio Estadual José Siqueira Rosas, em Rosário do Ivaí, e CEAD Potty Lazzaroto, em Curitiba, além de 25 anos de luta sindical, fica um sentimento de que foi cravada a bandeira de lutas no topo do mundo, mesmo sabendo que não resolve ainda o problema da invisibilidade dos(as) funcionários(as) da educação.

 

Valdivino lembra que muitas experiências também foram passadas no seu livro “Na Educação: Olhar do Funcionário como Educador” (clique aqui para ver a entrevista durante o lançamento do livro). Afinal, só pelo título já diz quase tudo!

A direção da APP-Sindicato homenageia o trabalho dos(as) agentes educacionais com orgulho e respeito. No ambiente escolar é preciso a integração entre todos(as) os(as) envolvidos(as) em prol dos ensinamentos e aprendizados. 

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU