A APP se soma à luta dos(as) estudantes e suas entidades representativas, em consonância com a posição da CNTE, e convoca a categoria para as mobilizações nacionais do dia 15 de março pela revogação do Novo Ensino Médio.
Entendemos que as portarias publicadas pelo MEC nesta semana não contemplam os anseios da classe trabalhadora e dos estudantes da escola pública.
A primeira (nº 397) mantém os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Saeb e o Enem. A medida representa a consolidação da BNCC e sinaliza para a continuidade do Novo Ensino Médio e suas matrizes curriculares.
Já a segunda portaria (nº 399) estalebece uma Consulta Pública para “reformar a Reforma”. Mas não há remendo para o que não tem conserto.
Reiteramos a posição da CNTE: o espaço de debate para a formulação de novas propostas deve ser o Fórum Nacional de Educação (FNE), com a composição de 2016, anterior ao golpe que desfigurou o Fórum e impôs – por medida provisória – uma reforma antidemocrática, excludente e desastrosa para o futuro do país.
Defendemos um Ensino Médio com a cara da escola pública: plural, inclusivo, democrático e voltado para a formação plena de cidadãos e cidadãs críticos(as). #RevogaNEM!
Paraná: atos já confirmados no 15 de Março
Curitiba – 17h – Praça Santos Andrade
Londrina – 18h – Calçadão, em frente ao Teatro Ouro Verde
Francisco Beltrão – 9h30 – Praça Central
>> Leia também: APP e mais de 300 entidades assinam carta pela revogação do NEM
>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram