15 de junho é 'Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa'

15 de junho é ‘Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa’


Foto: Joka Madruga

Hoje (15), é o dia em que  a sociedade volta sua atenção para a população idosa. A APP-Sindicato, através da sua Secretaria Estadual de Aposentados(as), enfatiza que esse é o momento de voltar as atenções para uma consciência social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, bem como apontá-la, a exemplo de qualquer tipo de violência.

A violência contra os(as) idosos(as) deve ser entendida como uma grave violação aos direitos humanos e foi  instituída pela Organização Mundial da Saúde  (OMS)  com o objetivo de sensibilizar a sociedade e evidenciar ações de combate à violência contra idosos(as) Neste dia, devemos rever o conceito de violência, em toda a sua forma.

Para a secretária de Aposentados(as) da APP, professora Valci Mattos o educadores e educadoras aposentadas sofrem com uma espécie de violência institucional e moral por parte do governo Richa. “No Estado do Paraná, o Governo passa a ser instrumento de violação quando retira da aposentadoria o direito alimentício, que é o reajuste do seu salário; quando dificulta o acesso à saúde; quando deixa e pagar o que que e devido, como os precatórios, e ainda quando usa de aparato policial. Ele nos atinge  física e mentalmente”, evidencia a secretaria.

A APP-Sindicato, com sua sólida trajetória de 70 anos de atuação, valoriza e luta pelos direitos de carreiras dos(as) seus trabalhadores(as) aposentados(as). Reunidos(as) na Secretaria de Aposentados(as), nossos(as) guerreiros e guerreiras de longa data, mantêm-se ativos(as) na busca pelo respeito e por uma educação emancipadora e igualitária. Você é sindicalizado(a), então procure seu Núcleo Sindical para saber sobre as ações e atividades de trabalho e lazer da Secretaria de Aposentados(as) na sua região. Agora, se você é ou conhece um(a) professor(a) ou funcionário(a) de escola aposentado(a), comente sobre o trabalho da APP para a valorização dos(as) idosos(as). Afinal, como sempre dizemos: “aposentados sim, inativos nunca!”

MENU