Hoje, 15 de junho, é o dia de ressaltar a importância dos(as) idosos(as) e do seu papel junto à sociedade. A APP-Sindicato, voltada sempre à defesa dos direitos dos(as) trabalhadores(as), dedica-se exclusivamente aos(às) idosos(as) pela Secretaria de Aposentados(as). Professores(as) e funcionários(as) da rede estadual de ensino também foram e são responsáveis pela qualidade da educação pública há anos.
Na atualidade e no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), sensibiliza a sociedade e vamos frisar que qualquer tipo de violência é crime. Do lado social ao político, com a esfera econômica e de saúde, tanto a Reforma da Previdência como o congelamento de salários afeta os(as) idosos(as). Quem já pediu a aposentadoria permanece com os direitos adquiridos, mas, quem não pediu nem sabe se um dia será um(a) aposentado(a). Congelar a renda de quem não está mais na ativa é dizer, volte a trabalhar para voltar a ter algum direito de sobrevivência.
No Paraná, a APP-Sindicato luta arduamente pelo devido reajuste e contra os retrocessos. “Passa a ser instrumento de violação quando as autoridades retiram da aposentadoria o direito alimentício, que é o reajuste do seu salário; quando dificulta o acesso à saúde; quando deixa de pagar o que é devido, como os precatórios, e ainda quando usa de aparato policial”, reforça Valci Mattos, que destaca também a violência institucional e moral sofrida por muitos(as) educadores(as) aposentados(as).
A valorização da carreira profissional de quem está na ativa e aposentado(a) é pauta educacional da APP-Sindicato nos seus 71 anos de fundação.
Você, professor(a) e funcionário(a) aposentado(a), junte-se aos(às) servidores(as) na Vigília nesta segunda-feira (18), em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, a partir das 10 horas. É a união de todos(as) que também combate à violência ao ser humano.