A partir desta segunda-feira (27), Professores(as) e Funcionários(as) de Escola iniciam os trabalhos no 13º Congresso da APP-Sindicato. Com o mote “Quem Luta Educa, a Educação Liberta”, os(as) trabalhadores(as) da educação presentes no evento debaterão propostas e medidas que farão parte do calendário de luta do Sindicato. Entre as atividades, os(as) educadores(as) participarão de mesas de debate, reuniões, trabalhos em grupo e por fim uma assembleia para votar as medidas debatidas no Congresso.
Durante o primeiro dia, dirigentes sindicais e convidados(as) realizaram uma mesa de abertura, onde foi apresentado um panorama sobre a política regional, estadual, nacional e internacional. Logo após, o Professor Carlos Alberto Abicalil palestrou sobre a evolução da educação nos últimos 15 anos, além de explicar como os atuais governos pretendem atacar a educação.
O presidente da APP-Sindicato, Professor Hermes Leão, destaca a importância de espaços de debate como o congresso e reforça a necessidade da participação dos(as) trabalhadores(as) da categoria no evento. “O 13º Congresso iniciou com uma voz coletiva muito forte, onde diversas entidades representantes da classe trabalhadora, movimento estudantil e das universidades estiveram juntos(as) para compor uma largada de congresso. O evento ocorre com o desafio de organizar a nossa categoria para uma resistência muito ativa, muito altiva para que possamos barrar o processo de destruição do serviço público, seja em nível federal ou estadual, com o governo Ratinho Junior”.
Hermes Leão reforça também que a expectativa para o debate nos próximos dias é alta, já que a categoria sempre é muito participativa. “Os nossos congressos tem uma tradição de muita participação, de muita leitura, de muita reflexão. Todos(as) os(as) participantes buscam sempre o equilíbrio e a sabedoria para que possamos aprovar aqui um plano de lutas que seja uma ferramenta importante nessa organização. Os debates são extremamente necessários neste período desafiador e exigente para todos(as) os(as) trabalhadores(as)”, finaliza o presidente.
Presenças: Estiveram presentes no primeiro dia do evento os(as) deputados(as) estaduais Professor Lemos, Luciana Rafagnin, Tadeu Veneri. O presidente da CUT Nacional, Ariovaldo de Camargo, o presidente da CUT-PR Márcio Kieller, Fernanda Junqueira da UPE e Luiza Guimarães da Upes.
Na terça-feira (28), as atividades retornam a partir das 9h da manhã. Confira a programação completa:
Terça, dia 28 de janeiro
8h às 12h – Continuação do Credenciamento
9h – Mesa de Conjunturas
10h30 – Coffee Break
11h – Apresentação das Teses do Congresso
12h30 – Almoço
14h – Trabalho em Grupos – Conjunturas
16h – Coffee Break
16h30 – Trabalho em Grupos – Políticas Educacionais
19h – Jantar
21h – Baile Banda Metrô
00h – Encerramento
Quarta, dia 29 de janeiro
9h – Apresentação cultural – Maracatu Baque Mulher Maringá
9h30 – Plenária Final
10h30 – Coffee Break
13h – Almoço
15h – Assembleia
18h – Encerramento