10 de Dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos

10 de Dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos

APP-Sindicato atua na defesa dos direitos humanos com muita luta

Dia 10 de dezembro é motivo para comemorar e reforçar a importância do Dia Internacional dos Direitos Humanos. Direitos para todos(as), sem distinções com a humanidade, por favor!

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 10 de dezembro de 1948, é considerada um marco na história (veja aqui). Já está disponível em mais de 500 traduções, sendo que inspirou as constituições de muitos países e democracias recentes.

São 72 anos desde o seu lançamento, fruto da cooperação de representantes de diferentes países e culturas. São 30 artigos que expressam um ideal comum a ser atingido por todos(as), como a liberdade, a igualdade, a dignidade, “sem distinção de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação”.

Dignidade e democracia – O secretário executivo da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LBGTI+ da APP-Sindicato, Clau Lopes, que integra o Conselho Permanente de Direitos Humanos (Coped), enfatiza que é preciso ampliar a defesa dos direitos humanos, principalmente diante de um cenário de golpe e retrocessos. “Os direitos humanos precisam ser cumpridos e reforçam a relação entre a democracia e a dignidade humana. É preciso lembrar diariamente disso, principalmente nas situações de maior vulnerabilidade. Em um ano de pandemia temos que estar em alerta e reivindicar o direito da população, assim como os direitos dos profissionais da educação”.

Educação e saúde – Clau Lopes explica que desde o início da pandemia, o Sindicato e o Coped fizeram o enfrentamento pela contrariedade às aulas remotas pelas dificuldades encontradas em vários cenários – quem conhece de fato a realidade da comunidade escolar da educação pública? Outra defesa é pela revogação do Edital 47, entre tantas pautas que recaem no dia a dia.

Vale a pena assistir:

> 13 filmes disponíveis na internet que abordam os Direitos Humanos

Você já leu a DHDH? Acesse aqui:  Declaração Universal dos Direitos Humanos

Isso vai fechar em 0 segundos

MENU