Simpósio sobre soberania nacional reúne intelectuais de todo o Brasil e será em Curitiba

  • 12 de julho de 2017

Depois de passar pelo Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais, o projeto SOS Brasil Soberano chega a Curitiba (PR), nos dias 13 e 14 de julho. O IV Simpósio do projeto terá como tema “Brasil 2035: um país justo e soberano”, com participação de intelectuais de várias áreas do conhecimento e de diferentes estados brasileiros. Confira abaixo a programação completa.

A ação é iniciativa do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), e na capital paranaense é realizada também pelo Senge-PR. Participam como apoiadores da atividade o Senge Jovem Paraná, o Sindicato dos Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), a Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR) e a Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA.

Ao longo do dia 14, as duas mesas de debate do Simpósio tratarão respectivamente de Política e Estado, e Economia e Cidadania. A primeira delas tem presença confirmada de Marlene de Fáveri, cientista social, historiadora e feminista, professora na Universidade do Estado de Santa Catarina; Leonardo Avritzer, professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais, presidente da Associação Brasileira de Ciência Política e membro do Conselho Consultivo da International Political Science Association (IPSA); e Bia Barbosa, jornalista, mestranda em Gestão e Políticas Públicas pela FGV, é editora de Direitos Humanos da Agência Carta Maior; membro do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, e Secretária-Geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). A coordenação da mesa será feita pelo presidente da Fisenge, Clovis Nascimento.

A mesa da tarde terá palestra de Carlos Walter Porto Gonçalves, geógrafo, doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ex-presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense; José Aldo Rebelo Figueiredo, deputado federal (PcdoB), foi ministro dos Esportes no governo Lula, depois assumiu o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Nildo Domingos Ouriques, professor doutor em Economia pela Universidade Nacional Autônoma do México. É presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) e professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e Laura Capriglione, jornalista, fundadora da Rede Jornalistas Livres, foi repórter especial do jornal Folha de S.Paulo, ganhadora do Prêmio Esso de Reportagem 1994. A mediação ficará a cargo do presidente do Senge-PR, o engenheiro agrônomo Carlos Roberto Bittencourt.

A atividade do dia 13 de julho, às 18h, será um bate-papo sobre os principais temas que serão abordados no IV Simpósio, com transmissão ao vivo pela página no projeto. Os debatedores serão Kátia Gerab Baggio, historiadora e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenadora do curso de graduação em História da UFMG e do Programa de Pós-Graduação; Rogério Galindo, jornalista, repórter e colunista da Gazeta do Povo, em Curitiba. Ganhador do Prêmio Esso, categoria regional Sul, em 2013; e Nilson Maciel de Paula, economista e professor da Universidade Federal do Paraná onde trabalha com temas relacionados a comércio internacional, agronegócio e aglomeração industrial. A mediação do debate será feita pela jornalista Camila Marins, assessora de Comunicação da Fisenge.

Público – O evento é voltado para engenheiros, estudantes, integrantes de movimentos sociais e sindicatos de outras categorias de trabalhadores, e entidades em geral que tenham interesse em debater e construir alternativas soberanas para o Brasil, diante do contexto de políticas neoliberais impostas pelo executivo e por parte do legislativo federal.

Inscrição –  Para participar, clique aqui e preencha o formulário de inscrição. A inscrição pode ser enviada até o dia 13 de julho, quinta-feira. Haverá emissão de certificado pelo Senge-PR, com carga horária de 8 horas.

Local: Universidade Positivo, na Praça General Osório, 125, Centro de Curitiba.

Entrada gratuita

 

..:: Programação ::..

Dia 13

18h – Talk show – Soberania em debate: Bate-papo, transmitido ao vivo pela página no projeto, sobre os principais temas que serão abordados no IV Simpósio, com mediação da jornalista Camila Marins, assessora de Comunicação da Fisenge, e a participação dos seguintes convidados:

Kátia Gerab Baggio – Historiadora, doutora em História Social, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Rogério Galindo – Jornalista, colunista da Gazeta do Povo, em Curitiba, Ganhador do Prêmio Esso, doutorando em Filosofia pela UFPR.

Nilson Maciel de Paula – Economista, professor titular da Universidade Federal do Paraná onde trabalha com temas relacionados a comércio internacional, agronegócio e aglomeração industrial.

Dia 14

9h – Mesa de abertura
– Carlos Bittencourt, presidente do Senge-PR
– Joel Krüger, presidente do CREA-PR
– Clovis Nascimento, presidente da Fisenge
– Olímpio Alves dos Santos, presidente do Senge-RJ
– Hermes Silva Leão, presidente da APP Sindicato
– Regina Cruz, presidente da CUT-PR

9h30: Conferência de abertura: 

 Gleisi Hoffmann – senadora (PT)  + Apresentação do Projeto SOS Brasil Soberano (SOSBS) – pelo professor e historiador Francisco Teixeira

10h30 às 12h30 | Mesa 1: Política e Estado

Marlene de Fáveri – Cientista social, historiadora, feminista, professora e pesquisadora na Universidade do Estado de Santa Catarina (UFSC).

Leonardo Avritzer – Cientista social, professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), presidente da Associação Brasileira de Ciência Política.

Bia Barbosa – Jornalista, integrante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e Secretária-Geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

Coordenação: Eng. Clovis Nascimento, presidente da Fisenge

14h30 às 18h | Mesa 2: Economia e Cidadania

Aldo Rebelo – Deputado federal pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), membro da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN).

Carlos Walter Porto Gonçalves – Geógrafo, ex-presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Laura Capriglione – Jornalista e uma das criadoras da Rede Jornalistas Livres, focada na cobertura de Direitos Humanos e Sociais.

Coordenação: Eng. Carlos Roberto Bittencourt, presidente do Senge-PR

Fonte: CUT-PR

Relacionados

APP-Sindicato realiza eleições no dia 19 de setembro

Atenção, trabalhador(a) da educação: está chegando a hora de escolher os(as) representantes da APP-Sindicato na Direção Estadual, Direções Regionais, Conselho…

Caravana pela Educação da APP começou hoje (22) Centenas de escolas serão visitadas nesta nova etapa da Caravana

Começou hoje (22), a Caravana pela Educação da APP-Sindicato, que nesta etapa vai passar pelas escolas de Curitiba e Região…

Última chance para aderir ao acordo da Ação CLT do Piso de Três Salários Prazo para entrega do termo de adesão termina no dia 9 de março

Atenção educadores(as)! Termina no dia 9 de março o prazo para entrega do termo de adesão ao acordo para receber…
311Dias 15Horas 01Minutos 13Segundos

Eventos

Caravana da Educação em Curitiba e Região metropolitana – debate com a comunidade escolar da pauta e construção da greve.

Data inicial: 22 de Fevereiro de 2018

Data final: 24 de Fevereiro de 2018

Mobilização / Jornada / Mutirão em Defesa da Educação Pública junto à comunidade escolar

Data inicial: 24 de Fevereiro de 2018

Data final: 31 de Março de 2018

Assembleias Regionais para avaliação e preparação da Assembleia Estadual

Data inicial: 26 de Fevereiro de 2018

Data final: 1 de Março de 2018

Assembleia Estadual da APP-Sindicato

Data: 3 de Março de 2018

Local: a definir

Atos pelo Dia Internacional da Mulher.

Data: 8 de Março de 2018