• 12 de julho de 2017

Simpósio sobre soberania nacional reúne intelectuais de todo o Brasil e será em Curitiba

O IV Simpósio SOS Brasil Soberano será nos dias 13 e 14 de julho, e terá a participação do presidente da APP-Sindicato

Foto: Divulgação

Depois de passar pelo Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais, o projeto SOS Brasil Soberano chega a Curitiba (PR), nos dias 13 e 14 de julho. O IV Simpósio do projeto terá como tema “Brasil 2035: um país justo e soberano”, com participação de intelectuais de várias áreas do conhecimento e de diferentes estados brasileiros. Confira abaixo a programação completa.

A ação é iniciativa do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), e na capital paranaense é realizada também pelo Senge-PR. Participam como apoiadores da atividade o Senge Jovem Paraná, o Sindicato dos Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), a Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR) e a Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA.

Ao longo do dia 14, as duas mesas de debate do Simpósio tratarão respectivamente de Política e Estado, e Economia e Cidadania. A primeira delas tem presença confirmada de Marlene de Fáveri, cientista social, historiadora e feminista, professora na Universidade do Estado de Santa Catarina; Leonardo Avritzer, professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais, presidente da Associação Brasileira de Ciência Política e membro do Conselho Consultivo da International Political Science Association (IPSA); e Bia Barbosa, jornalista, mestranda em Gestão e Políticas Públicas pela FGV, é editora de Direitos Humanos da Agência Carta Maior; membro do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, e Secretária-Geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). A coordenação da mesa será feita pelo presidente da Fisenge, Clovis Nascimento.

A mesa da tarde terá palestra de Carlos Walter Porto Gonçalves, geógrafo, doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ex-presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense; José Aldo Rebelo Figueiredo, deputado federal (PcdoB), foi ministro dos Esportes no governo Lula, depois assumiu o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Nildo Domingos Ouriques, professor doutor em Economia pela Universidade Nacional Autônoma do México. É presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) e professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e Laura Capriglione, jornalista, fundadora da Rede Jornalistas Livres, foi repórter especial do jornal Folha de S.Paulo, ganhadora do Prêmio Esso de Reportagem 1994. A mediação ficará a cargo do presidente do Senge-PR, o engenheiro agrônomo Carlos Roberto Bittencourt.

A atividade do dia 13 de julho, às 18h, será um bate-papo sobre os principais temas que serão abordados no IV Simpósio, com transmissão ao vivo pela página no projeto. Os debatedores serão Kátia Gerab Baggio, historiadora e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenadora do curso de graduação em História da UFMG e do Programa de Pós-Graduação; Rogério Galindo, jornalista, repórter e colunista da Gazeta do Povo, em Curitiba. Ganhador do Prêmio Esso, categoria regional Sul, em 2013; e Nilson Maciel de Paula, economista e professor da Universidade Federal do Paraná onde trabalha com temas relacionados a comércio internacional, agronegócio e aglomeração industrial. A mediação do debate será feita pela jornalista Camila Marins, assessora de Comunicação da Fisenge.

Público – O evento é voltado para engenheiros, estudantes, integrantes de movimentos sociais e sindicatos de outras categorias de trabalhadores, e entidades em geral que tenham interesse em debater e construir alternativas soberanas para o Brasil, diante do contexto de políticas neoliberais impostas pelo executivo e por parte do legislativo federal.

Inscrição –  Para participar, clique aqui e preencha o formulário de inscrição. A inscrição pode ser enviada até o dia 13 de julho, quinta-feira. Haverá emissão de certificado pelo Senge-PR, com carga horária de 8 horas.

Local: Universidade Positivo, na Praça General Osório, 125, Centro de Curitiba.

Entrada gratuita

 

..:: Programação ::..

Dia 13

18h – Talk show – Soberania em debate: Bate-papo, transmitido ao vivo pela página no projeto, sobre os principais temas que serão abordados no IV Simpósio, com mediação da jornalista Camila Marins, assessora de Comunicação da Fisenge, e a participação dos seguintes convidados:

Kátia Gerab Baggio – Historiadora, doutora em História Social, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Rogério Galindo – Jornalista, colunista da Gazeta do Povo, em Curitiba, Ganhador do Prêmio Esso, doutorando em Filosofia pela UFPR.

Nilson Maciel de Paula – Economista, professor titular da Universidade Federal do Paraná onde trabalha com temas relacionados a comércio internacional, agronegócio e aglomeração industrial.

Dia 14

9h – Mesa de abertura
– Carlos Bittencourt, presidente do Senge-PR
– Joel Krüger, presidente do CREA-PR
– Clovis Nascimento, presidente da Fisenge
– Olímpio Alves dos Santos, presidente do Senge-RJ
– Hermes Silva Leão, presidente da APP Sindicato
– Regina Cruz, presidente da CUT-PR

9h30: Conferência de abertura: 

 Gleisi Hoffmann – senadora (PT)  + Apresentação do Projeto SOS Brasil Soberano (SOSBS) – pelo professor e historiador Francisco Teixeira

10h30 às 12h30 | Mesa 1: Política e Estado

Marlene de Fáveri – Cientista social, historiadora, feminista, professora e pesquisadora na Universidade do Estado de Santa Catarina (UFSC).

Leonardo Avritzer – Cientista social, professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), presidente da Associação Brasileira de Ciência Política.

Bia Barbosa – Jornalista, integrante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e Secretária-Geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

Coordenação: Eng. Clovis Nascimento, presidente da Fisenge

14h30 às 18h | Mesa 2: Economia e Cidadania

Aldo Rebelo – Deputado federal pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), membro da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN).

Carlos Walter Porto Gonçalves – Geógrafo, ex-presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Laura Capriglione – Jornalista e uma das criadoras da Rede Jornalistas Livres, focada na cobertura de Direitos Humanos e Sociais.

Coordenação: Eng. Carlos Roberto Bittencourt, presidente do Senge-PR

Fonte: CUT-PR

Colônias da APP abrem inscrições para o Carnaval 2018

Professores(as) e funcionários(as) de escolas públicas sindicalizados(as) à APP poderão passar o Carnaval nas unidades de praia de Guaratuba (PR)…
Fonte: Joka Madruga

1º de outubro é o Dia Internacional da Pessoa Idosa

Em 1991 a Organização das Nações Unidas  (ONU) instituiu o 1º de outubro como o Dia Internacional da Pessoa Idosa…

Prêmio Jovem Negro de Literatura 2017

Jovens autores(as) negros(as) de todo Brasil já podem se inscrever no Prêmio Jovem Negro de Literatura 2017, organizado pela Faculdade Zumbi dos…
404Dias 01Horas 35Minutos 08Segundos

Eventos

Realização dos Conselhos Regionais em todos os Núcleos Sindicais

Data inicial: 20 de outubro de 2017

Data final: 23 de novembro de 2017

Assembleia Estadual da APP-Sindicato

Data: 25 de novembro de 2017