Ratinho Junior (PSD) é eleito governador. Como fica a pauta da educação?

Novo governador terá uma ampla base de apoio na Assembleia. Veja quais foram os(as) deputados(as) estaduais eleitos(as) no Estado

O ex-deputado estadual Ratinho Junior (PSD) foi eleito governador do Paraná neste domingo (7), no primeiro turno com 3.210.712 votos. O vice é Darci Piana, do mesmo partido. O desafio continua: assim que empossados(as), a APP-Sindicato cumprirá seu papel e buscará a abertura do diálogo para cobrar a pauta da categoria.

Durante o período eleitoral, o Sindicato esteve atento às propostas dos candidatos e candidatas ao governo do Estado e, para além da tarefa de fiscalização, promoveu uma série de entrevistas, transmitidas ao vivo, com o tema educação – onde cada político poderia expor suas ideias e propostas sobre os itens de reivindicação dos(as) educadores(as). O candidato Ratinho Junior não compareceu à sabatina e, portanto, não assinou a carta-compromisso com a educação. No lugar, enviou uma carta reforçando suas propostas para a educação (Veja os trechos abaixo).

Ratinho Junior (PSD) afirma que está atento às demandas e reivindicações da categoria

No documento, o governador eleito diz que manterá as portas abertas para a APP-Sindicato e reforça que pretende investir mais em educação e, reconhece, que a data-base é fundamental na  valorização profissional, desde que o pagamento do direito assegurado em lei não comprometa o orçamento do Estado.

Em resposta sobre temas como PDE e retorno da hora-atividade, Ratinho Jr. mostrou-se disposto a estudar soluções para o tema. O candidato ainda mencionou a proposta de melhorar e ampliar a rede de atendimento à saúde do trabalhador.

:: Confira aqui o plano de governo do próximo governador do Estado do Paraná

Composição da Alep – Além do novo governador, a população elegeu, a nível estadual, os deputados e deputadas estaduais.  Dos(as) 54 eleitos (as), apenas 4 são mulheres. O mandato de Ratinho Jr. terá como parâmetro de comparação o de seu predecessor, Beto Richa (PSDB), que após uma gestão desastrosa não conseguiu se eleger para o Senado, ficando entre os últimos colocados(as) na corrida eleitoral. Esse resultado comprova que as políticas de ajuste contra a população, violência contra a educação e indícios de desvios de verbas não podem ficar impunes.

Veja quem são os(as) deputados(as) estaduais eleitos(as) no Paraná:

Delegado Francischini (PSL)
Alexandre Curi (PSB)
Professor Lemos (PT)
Requião Filho (MDB)
Tiago Amaral (PSB)
Romanelli (PSB)
Tadeu Veneri (PT)
Guto Silva (PSD)
Evandro Araujo (PSC)
Paulo Litro (PSDB)
Delegado Jacovos (PR)
Gilberto Ribeiro (PP)
Marcio Nunes (PSD)
Coronel Lee (PSL)
Artagão Junior (PSB)
Tião Medeiros (PTB)
Michele Caputo (PSDB)
Maria Victoria (PP)
Alexandro Amaro (PRB)
Cristina Silvestri (PPS)
Cobra Reporter (PSD)
Anibeli Neto (MDB)
Gilson de Souza (PSC)
Tercilio Turini (PPS)
Luiz Carlos Martins (PP)
Traiano (PSDB)
Marcel Micheletto (PR)
Estacho (PV)
Homero Marchese (PROS)
Jonas Guimarães (PSB)
Douglas Fabricio (PPS)
Mauro Moraes (PSD)
Boca Aberta Junior (PRTB)
Marcio Pacheco (PPL)
Francisco Buhrer (PSD)
Nelson Justus (DEM)
Goura (PDT)
Delegado Fernando (PSL)
Arilson Maroldi Chiorato (PT)
Plauto (DEM)
Reichembach (PSC)
Delegado Recalcatti (PSD)
Soldado Fruet (PROS)
Mabel Canto (PSC)
Soldado Adriano José (PV)
Luiz Fernando Guerra (PSL)
Dr. Batista (PMN)
Luciana Rafagnin (PT)
Nelson Luersen (PDT)
Missionário Ricardo Arruda (PSL)
Galo (PODE)
Do Carmo (PSL)
Emerson Bacil (PSL)
Subtenente Everton (PSL)

Como é definido o número de Deputados(as)?

A Constituição Federal determina que o número de eleitos(as) deve ser estabelecida por lei complementar, de acordo com o número de habitantes de cada Estado. Ainda assim, o documento prevê que nenhuma das unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta deputados.

Qual a função do cargo de deputado(a)?
Os deputados estaduais têm a função de representar o povo no estado, na Assembleia Legislativa. Sua principal missão é legislar, propor, emendar, alterar e revogar leis estaduais. Eles também fiscalizam as contas do Poder Executivo

Com informações: TSE