Publicados os editais de promoção para professores(as) e funcionários(as)

Elevação na carreira é luta histórica da APP e está garantido nos planos de carreira dos(as) educadores(as)

Foto: Joka Madruga/APP-Sindicato

O governo do Paraná divulgou as resoluções para promoções de professores(as) e funcionários(as) das escolas públicas da rede estadual. A conquista é uma luta história da APP-Sindicato pela valorização do trabalho dos(as) educadores(as) e, garantida pelos planos de carreira.

As resoluções foram publicadas no Diário Oficial dessa terça-feira (17),  (Confira a publicação – a partir da página 09). A direção do Sindicato já cobrou o calendário de pagamento das promoções e, também das progressões. O governo, no entanto, ainda não informou quando serão pagas. “A APP-Sindicato tem mostrado, publicamente, que o governo tem condições financeiras de efetuar os pagamentos. Esse é um direito de professores e funcionários. Vamos continuar fazendo a luta para que tanto as promoções quanto as progressões sejam pagas em dia”, reforça a secretária de Funcionários da APP-Sindicato, Nádia Brixner.

Desde 2004, os(as) professores(as) têm, no Paraná, o direito ao reconhecimento das especializações. Os funcionários(as) conquistaram esse direito em 2008, com a consolidação do Plano de Carreira. As elevações de níveis e de classes são formas de valorização da educação pública do Estado. “A luta intensa da APP, junto com a categoria, tem permitido que os direitos do Plano de Carreira continuem sendo respeitados. Mas, diante de todo panorama nacional e estadual, é só com a luta coletiva que teremos condições de termos nossos direitos garantidos”, reforça Nádia. (Veja aqui os planos de carreira e legislação que regulamentam as carreiras)

Promoção e Progressão  – entenda a diferença:

Progressão é a elevação de classes. São considerados os critérios de avaliação de desempenho  e tempo de serviço. Acontecem de dois em dois anos, para professores(as).

 

A promoção na Carreira é a passagem de um Nível para outro, mediante Titulação  acadêmica na área da educação (graduação, pós-graduação, PDE, mestrado…). Vale para professores(as) e agentes educacionais I e II.

 

Veja também:

:: Tabela salarial de professores(as)

:: Tabela salarial funcionários(as)