Os muros invisíveis que separam brancos e negros APP-Sindicato

Os muros invisíveis que separam brancos e negros

Dia 21 de março é Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial

Analisar o Combate à discriminação racial é, concomitante, falar sobre violência em todas as suas formas.  Agressões diárias e, muitas vezes veladas, que tiram oportunidades de desenvolvimento emocional, intelectual, espiritual e também a vida de milhares de negros e negras no Brasil.

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em um estudo feito entre 2005 e 2015, a cada 100 homicídios no Brasil, 71 das vitimas são pessoas negras. Entre as mulheres, a situação cotidiana de medo é comprovada por dados estarrecedores: 74% das entrevistadas negras afirmaram terem sido abordadas de maneira agressiva, o índice cai para 4% entre as mulheres brancas. É também a população negra que tem os maiores índices de medos diários como, por exemplo, ter um(a) filho preso injustamente ou ser acusado(a) por um crime que não cometeu.

Acesse ao infográfico aqui

A violência existe, principalmente, no âmbito estrutural, tratando-se de uma questão fundamental da falta de serviços prestados à população mais pobre e à políticas de atenção às mulheres. Isso implica na ausência de acesso a direitos fundamentais à vida, como saúde de qualidade, educação, segurança, direito de ir e vir e tantos outros. A violência estrutural que sofre essa população se agrava quando, muitas vezes, a única forma em que o Estado chega até ela é por meio da polícia.

A Lei da visibilidade – Para além de colocar o tema da igualdade racial, na opinião pública. O Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial evidencia a necessidade de combater o racismo e de tirar a população negra das esferas de invisibilidade social. É preciso ensinar além do respeito para com o próximo e dos valores de igualdade. É fundamental que crianças e jovens cresçam valorizando os elementos da cultura africana e  afro-brasileira.

A Lei 10.639/03, que instituiu o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas foi um conquista social pois colocou  no currículo partes apagadas da história nacional e da humanidade. Pela lei, todos(as) os(as) estudantes(as) tem o direito de aprender a história do continente africano e sua influência na história da humanidade, além da cultura afro-brasileira e suas contribuições para a sociedade brasileira. Outra mudança ocorrida a partir da aprovação da Lei nº 10.639/2003 foi a inclusão, no calendário escolar, do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

O professor Luiz Carlos dos Santos, secretário de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo da APP-Sindicato, evidencia que a escola é um espaço de resistência e, portanto deve ser valorizado. “É necessário compreender a importância da multidisciplinaridade como forma articuladora de promoção da igualdade. Existe uma cobrança constante, por parte da APP e do movimento social negro, para que o governo retome o encontro de educadores negros e que haja estrutura para que as equipes consigam desenvolver esse trabalho nas escolas”, afirma o professor.

O secretário retoma que o movimento do hip-hop, o universo do grafite e as cotas raciais, são exemplos da organização e resistência da população negra e deixa um convite e proposta à categoria: “Aqui na sede da APP, temos um espaço com uma grafitagem que enaltece a cultura negra, ele fica exposto à população e é uma, das muitas maneiras de enaltecermos os valores das culturas africanas e a influência dentro da sociedade brasileira. Ensinar o respeito e promover a igualdade é fomentar a vida”.