Nossa Luta tem Raízes na Educação: educadores(as) se reúnem para atualizar a pauta da categoria APP-Sindicato

Sexta (3) e sábado (4) de debates da pauta da categoria em defesa da escola pública e da democracia

Foto: Comunicação APP-Sindicato

O mundo dos ensinamentos de Paulo Freire invadiu a abertura da Plenária Estadual de Atualização da Pauta da Educação, nesta sexta-feira (3), na sede da APP-Sindicato, em Curitiba. O debate pela “escola pública que a gente quer” reúne educadores(as) para discutir propostas para a educação, ainda mais com as eleições se aproximando em outubro. Sexta e sábado (4) serão dias decisivos para a elaboração do documento que será entregue aos(às) candidatos(as) ao governo do Paraná.

O presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão, destaca a importância desta data para atualizar o acúmulo de debates ocorridos nos Núcleos Sindicais, nos últimos dias, que mostra a força de um trabalho coletivo. “Serão dois dias intensos para aprovar as nossas propostas de defesa da escola pública e de temas fundamentais para a sociedade paranaense. Do diálogo com a comunidade escolar sairá a preparação da nossa intervenção com os candidatos ao governo do Estado. O período é de ataque, mas, precisamos aproveitar o espaço para motivar e buscar o apoio social do nosso tema mais central, que é defesa da escola pública e da democracia”.

A vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), professora Marlei Fernandes, ressalta com entusiasmo que fazia muito tempo em que não se presenciava tanta intensidade de debate durante a Semana Pedagógica. “Atingimos mais de 1.200 escolas no Estado com um amplo processo de discussão nos dias pedagógicos. São registros importantes e temos que falar o quanto conseguimos fortalecer esse espírito coletivo da nossa pauta e dar o tom na escola em tempos tão complexos em que estamos passando. A escola é o segundo espaço de socialização de todos nós, o primeiro é a família”.

Após a análise coletiva da conjuntura que ocorre no período da manhã, os(as) educadores(as) se dividirão em grupos para, durante a tarde, debater os 5 eixos da pauta de reivindicações da educação paranaense.