Melhor universidade da América Latina é pública e brasileira, aponta ranking britânico

Universidades públicas brasileiras desbancam particulares em levantamento que mede qualidade do ensino

Do Paraná , UFPR é a melhor colocada no ranking - Foto: Divulgação

A melhor universidade da América Latina é pública e brasileira. A informação consta no ranking da revista britânica Times Higher Education (The). A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparece no topo da lista. Outras cinco instituições do Brasil estão entre as dez melhores da região e apenas uma delas é particular.

Pelo levantamento, a Universidade de São Paulo (USP) é a segunda colocada. A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) ocupa a quarta posição, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) é a sétima, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é a nona e a décima é a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Do Paraná, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a melhor colocada, na 36ª posição. A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) é a 41ª, a Universidade Estadual de Londrina é a 48ª, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a 49ª. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) ficou entre as posições 71ª e 80ª, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) entre 91ª e 100ª e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) na 101ª colocação.

Sobre o ranking – Na sua terceira edição, o levantamento analisa 129 universidades de dez países da América Latina. O Brasil tem 43 universidades listadas. Depois do Brasil, o Chile foi o país com mais instituições citadas, com 26, seguido pelo México (22), Colômbia (19) e Argentina (7).

São coletados dados como o número de publicações científicas, nacionalidades presentes na comunidade universitária, orçamento, recursos destinados à pesquisa e programas de pós-graduação.

Entre os critérios de avaliação, são levados em conta a qualidade do ensino e da pesquisa, publicações de artigos científicos, transferência de tecnologia ao setor produtivo, além do perfil internacional das universidades.

:: Top 10 – Melhores Universidades da América Latina 2018
1 – Universidade Estadual de Campinas (Brasil)
2 – Universidade de São Paulo (Brasil)
3 – Pontifícia Universidade Católica do Chile (Chile)
4 – Universidade Federal de São Paulo (Brasil)
5 – Instituto Monterrey de Tecnologia e Ensino Superior (México)
6 – Universidade do Chile (Chile)
7 – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil)
8 – Universidade dos Andes (Colômbia)
9 – Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil)
10 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil)

 

Com informações de Agência Brasil e Times Higher Education.