Judith Butler, o que é a ideologia da “Idade Média”? A restauração da inquisição e a caça as bruxas no Brasil APP-Sindicato

Por Cleiton Costa Denez*

A visita da Professora da Universidade da California, Judith Butler, ao Brasil reacendeu as chamas da velha inquisição, reabrindo o debate sobre a ideologia da “Idade Média”.

Judith Butler, veio ao Brasil para tratar sobre sua obra: Caminhos Divergentes (2017), onde Butler reúne conceitos judaicos e textos de pensadores palestinos para tentar encontrar formas de encerrar o conflito histórico na região.

Os Savonarolas de plantão, empunhados de crucifixos, defensores da ideologia da “Idade Média” pretendiam promover a tradicional queima a bruxa na porta do Sesc Pompeia, onde ocorria a palestra de Butler. Porém, foram impedidos por hereges defensores da ciência, da arte e da cultura que se fizeram presentes para defender Butler.

Mas você sabe o que é a ideologia da Idade Média?

Afinal o que é ideologia? Tarefa nada fácil, mas tentemos!

Como diria Cazuza: “Ideologia! Eu quero uma pra viver…” Precisamos acreditar em algo, em uma visão de mundo que nos é aceitável, ou de um cenário futuro que nos motive à ação. Como é bom acreditar em algo para viver… Mas, olhando de maneira crítica, a ideologia, pode ser ainda uma fantástica fabrica de fabulas, colonização, alienação e dominação de mentes.

A batalha ideológica causa uma mistura de informações e uma confusão de visões de mundo, se trata de confundir, para dominar! A ideologia da “Idade Média” vem sendo implantada nas ruas, escolas e demais espaços públicos pelos Savonarolas pós-modernos. Nada melhor que ideias medievais para confundir e dominar pessoas.

A ideologia da “Idade Média” busca restaurar o patriarcado, o escravagismo, a censura a arte, a cura gay, a abolição do voto feminino e é claro, voltar a ensinar nas escolas e universidade que a Terra é plana, já que é o pensamento mais comum do cidadão da Idade Média.Não podemos esquecer ainda que a ideologia da “Idade Média” que matou milhões de pessoas na Europa, junto com a peste negra, tem por hábito a caça as bruxas. O Tribunal do Santo MBL está aposto para garantir a moralidade e os valores da sociedade medieval nas portas dos museus, escolas e universidades.

A caça as bruxas no Brasil representam o ápice da doutrinação ideológica da “Idade Média” que persegue a todos em nome do falso moralismo por razões que não são explicitas. Enquanto a ideologia da “Idade Média” prospera nas portas das escolas, universidades, museus e palestras, a soberania nacional, direitos sociais e trabalhistas vão para a fogueira com a entrega do petróleo, desregulamentação das relações trabalhistas e desmonte do Estado.

Moral da história, você está sendo ludibriado, enganado, colonizado, escravizado, alienado e outros …ados mais com a ideologia da “Idade Média”. No final da história, quem é queimado é você!

*Cleiton Costa Denez é Professor Doutor em Geografia pela UEM, Secretário Executivo Educacional da APP/Sindicato.