Organização por Local de Trabalho em debate APP-Sindicato

Organização por Local de Trabalho em debate

A Secretaria de Organização da APP-Sindicato Estadual está acompanhando periodicamente as reuniões das Direções dos Núcleos Sindicais, com o objetivo de debater a OLT (Organização por Local de Trabalho) e sua implementação, na perspectiva de avançar cada vez mais na construção de um Sindicato de Base. Nos últimos meses o Secretário de Organização, José Ricardo Correa, esteve presente em diversas reuniões realizadas pelas Diretorias Regionais nos núcleos de Jacarezinho, Cambará, Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Irati, Mandaguari, União da Vitória e Pato Branco.

Na educação, o local de trabalho, é a escola. Neste caso o trabalhador se reveste de uma importância singular, pois é através do seu trabalho que pode se dar uma grande ação transformadora da sociedade. Desse forma, quando organizado, ele não representa somente os seus interesses imediatos, mas os da sociedade e, em especial, os da sua comunidade escolar.

Os representantes por local de trabalho da APP-Sindicato são eleitos nas escolas. Em alguns lugares, um representante por Escola, em outros, um representante por turno. Esta forma de organização é reflexo da própria estrutura de organização de trabalho. Uma reflexão que temos que fazer, é que, esta representação nas escolas, precisa ser vista como uma representação dos interesses do próprio trabalhador, da comunidade e do sindicato.

O representante de escola é o elo mais forte e fundamental do Sindicato. Sua função é a de ligar a categoria e a comunidade escolar com o sindicato, trazendo para junto deste as preocupações e os anseios da escola, definindo assim os rumos da ação sindical, fortalecendo a construção da escola pública, democrática, gratuita, laica e de qualidade.

A Secretaria de Organização vai continuar dando seguimento nesta atividade. Para tanto, os Núcleos Sindicais com interesse neste debate podem entrar em contato com a secretaria de Organização para agendar a participação desta na reunião da Diretoria Regional.