Greve não é falta! Educadores(as) têm direito à reposição e estudantes ao conteúdo! APP-Sindicato

A direção estadual da APP-Sindicato solicitou, formal e oficialmente, que o governador Beto Richa (PSDB), a secretária de Educação, Ana Seres, e o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, recebam o sindicato para tratar do tema das reposições da greve dos(as) educadores(as) e também da pauta que motivou a greve da categoria. A APP entende que a greve é legal, não foi judicializada e que, portanto, deve haver a reposição dos dias parados.

Os(as) educadores(as) decidiram, no sábado (18), pela suspensão da greve após três dias sem atividades nas escolas. A volta às aulas não significa, no entanto, que a situação está resolvida. A categoria decidiu manter estado de greve, além da continuidade das mobilizações contra as imposições do governo do Paraná e das pautas em âmbito nacional que recaem na sociedade.

Tudo isso demonstra que ainda há uma forte situação de tensão nas escolas, agravada com a ameaça de desconto nos salários para os(as) que aderiram à mobilização. Vale ressaltar que, caso o governo cumpra a ameaça de descontar os dias paralisados, os(as) professores(as) ficam desobrigados(as) de repor as aulas e os conteúdos perdidos, causando assim, ainda mais prejuízo para os(as) estudantes. “Nós da APP-Sindicato estamos fazendo todos os esforços para que ela não seja atribuída. Caso o Estado insista em fazer o lançamento da falta, nós orientamos que os trabalhadores não façam reposição até que essas faltas sejam negociadas. Até o final deste mês ninguém deve marcar a reposição. Se as faltas forem atribuídas, nos só faremos a reposição quando elas forem negociadas com o Estado”, orienta a secretária Educacional da APP, professora Walkíria Mazeto.

Vale ressaltar que a APP-Sindicato busca também o debate da pauta de greve da educação pública do Paraná e que o Sindicato vem, desde antes da paralisação do dia 15, buscando a presença do governador do Estado para resolver, de uma vez por todas, a situação de desordem instaurada nas escolas.

Veja abaixo o documento protocolado pela APP:

.of258semProt