Gastos com propaganda oficial no Paraná voltaram aos R$ 100 milhões em 2015 APP-Sindicato

Gastos com propaganda oficial no Paraná voltaram aos R$ 100 milhões em 2015

160218-propaganda-institucionaL-2015Em 2014, ano de eleição para o Governo do Paraná, quando há forte restrição legal no uso da propaganda institucional, foram gastos R$ 79 milhões em divulgação. Até junho de 2015, com o garrote do “ajuste fiscal” nas contas da administração direta e indireta, parecia que a despesa não voltaria a atingir a marca dos três dígitos, pois o gasto no 1º semestre foi de “apenas” R$ 25,6 milhões. Contudo, nos últimos meses de 2015 foram desembolsados mais R$ 75,8 milhões, elevando a soma aos R$ 101,5 milhões em propaganda no ano de 2015.

Confira no gráfico que, a não ser pelo ano eleitoral, os gastos sempre foram nesse patamar. Em 2013, R$ 110 milhões. No ano de 2012, quando pela primeira vez a nova gestão pôde executar uma lei orçamentária planejada por ela própria, foi de R$ 106 milhões. Esses valores não computam a publicidade legal (obrigatória, para dar divulgação a documentos de interesse público, como editais de licitação), pois os dados de 2015 não foram publicados no diário oficial – vamos requisitá-los via Lei de Acesso à Informação – mas a média histórica beira os R$ 10 milhões anuais. Em 2011, a gestão Beto Richa (PSDB) teve que gerir um orçamento planejado pelos técnicos do governo Requião/Pessuti, estacionando nos R$ 5,7 milhões de propaganda institucional.

Estamos tabulando os dados por órgão da administração e por tipo de despesa, para divulgar nesta sexta-feira (19). Nós os obtivemos nas edições 9.504 e 9.637 do Diário Oficial do Estado.

Fonte: Livre.jor | José Lázaro Jr.

160217-propaganda-institucional-2º-sem-2015