Atos, em Curitiba, marcam luta em defesa dos direitos das mulheres nesta terça (8) APP-Sindicato

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, os movimentos feministas do Paraná – as trabalhadoras do campo e da cidade – estarão nas ruas de Curitiba, desde cedo, na luta pela diminuição imediata das tarifas de energia e do transporte. Na programação (veja abaixo), uma aula pública sobre o novo modelo de matriz energética. Nacionalmente, a CUT também está promovendo, na data, a luta pela democracia. Outro momento importante, organizado com apoio da APP-Sindicato, é um repúdio sobre as mudanças na previdência que afetarão diretamente as mulheres. E apesar de o tema deste ano parecer incomum, as organizadoras alertam que ele tem tudo a ver com o agravamento das dificuldades que atingem o cotidiano de milhões de mulheres por todo o Estado.

“É só olhar pra conta de luz que nos assustamos com o tamanho do aumento da tarifa de energia no Paraná. Neste último ano de 2015, as tarifas chegaram a subir 150%! O valor é calculado de forma arbitrária, sem qualquer motivo real que justifique o aumento, senão o lucro em cima daqueles e daquelas que trabalham para sobreviver. O aumento das tarifas de energia tem relação direta com a elevação da tarifa da água, visto que recebemos a água em nossa casa por meio da eletricidade. Também implica em aumento no preço de bens de consumo produzidos no país, que repassam às consumidoras e consumidores, a elevação do custo de produção, e nunca diminuem seus lucros”, explica um documento da organização dos atos. Veja, a seguir, a programação completa:

Dia 08 de Março – Dia Internacional da Mulher
Programação:
Concentração na Copel
(Rua Coronel Dulcidio, 800 – Batel)
07h30 – Chegada das caravanas e café da manhã solidário
09h – Aula pública: Novo modelo de matriz energética
13h30 às 16h
Meditação e yoga
Painel Grafitti com Pac Calory e Mauren Pinho
Oficinas:
Mandalas
Cartazes
Stencil
16h Concentração
17h – Ato 1
Copel
Rua Coronel Dulcidio
“Se a mulherada se unir a tarifa vai cair”
17h10 Saída da caminhada em direção à Boca Maldita
17h20 – Ato 2
Av.Vicente Machado/ Av Desembargador Motta
“Se tem violência Contra a Mulher a gente Mete a colher”
17h40 – Ato 3
Av Vivente Machado / Av Brigadeiro Franco
Mulheres Negras
“Contra o Racismo e a Violência, e pelo Bem Viver’
18h – Ato 4
‘Não Mexam na Previdência – Nenhum direito a menos”
Rua Candido Lopes esquina com Des. Ermelino de Leão
18h20 – Ato 5
Boca Maldita
“Lugar de mulher é em todo lugar”
Performance artística: ‘Empodere-se’
Boca Maldita
Atrações Musicais:
– Miniconto
– Luana Godin e Erica Silva (samba/MPB)
– Jardim Vinílico
– Bel Correia
– Melina Mulazani
– Carol Alencar (rock/blues)
– Janine Mathias (a confirmar!!!)
– DJ Grazi Meyer (brasilidades)
Exposição Fotográfica: À luz do parto de Marcia Kohatsu
Ações interativas Coletivo Ocitocina