APP organiza encontro do Coletivo de Juventude APP-Sindicato

APP organiza encontro do Coletivo de Juventude

O alojamento do Movimento dos(as) trabalhadores(as) Sem Terra (MST), em Curitiba, foi o local escolhido para a realização do primeiro curso de formação da juventude da APP-Sindicato, agora em 2017. Nesse último final de semana, professores(as) e funcionários(as) se reuniram para uma análise da conjuntura atual, incluindo temas sobre os ataques dos governos nacional e estadual, o avanço do projeto neoliberal e como os(as) jovens profissionais da educação podem contribuir nos os caminhos para superação.

Os(as) educadores(as) participaram de um debate amplo sobre a reforma da previdência, tendo a participação de  convidados(as) de entidades em defesa da classe trabalhadora, como o MST, o Sindipetro, a Pastoral da Juventude, a CUT, União Paranaense dos Estudantes (UPE) e o Sindicato dos Engenheiros (Senge-PR), que apresentaram as análise e ações que estão fazendo em seus campos de atuação.

No segundo dia do evento, o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão apresentou elementos da conjuntura e também informes dos debates que tem acompanhado em todo Estado. O encontro de formação teve ainda um debate geracional, com a presença da secretaria de aposentados(as) da APP, professora Valci Maria Mattos. A professora trouxe uma reflexão sobre o encontro das gerações e sobre os(as) diversos(as) sujeitos(as) que constroem e construíram os 70 anos de história da APP. “Dessa etapa do curso, o momento mais emocionante foi, sem dúvida, o encontro de gerações. Fizemos, depois de todos os debates, uma integração entre o Coletivo da Juventude e o Coletivo de aposentados para mostrar que, quando pensamos na nossa organização, o trabalho abrange dos os mais jovens até aqueles que se aposentaram”, enfatiza o secretario de Política Sindical da APP,  professor Arnaldo Vicente, um dos organizadores do momento de Formação.

“O encontro foi muito produtivo em todos os seus momentos, demonstrando o acerto da direção da APP em proporcionar um espaço em que a nossa juventude sindical possa construir suas próprias reflexões e debates, se organizando e orientando a entidade nos rumos da política sindical voltadas para este importante segmento da categoria” afirma a assessora Janaina Meazza. Essa etapa servirá de ponto de partida para os debates regionais para fortalecer o trabalho já realizado pelos Núcleos Sindicais da entidade. “Todos saíram muito animados para se somar às direções dos seus Núcleos Sindicais e organizar as manifestações do dia 31 de março e a greve geral do dia 28 de abril. Vamos consolidar um relatório sobre essa experiência que servirá de base para a organização de um próximo grande encontro, a ser organizado pela próxima gestão da APP”, antecipa o professor.