Trabalho da APP é reconhecido nacionalmente APP-Sindicato

Trabalho da APP é reconhecido nacionalmente

null

A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) realizará reunião com os representantes dos estados por onde será iniciado o projeto do Curso de Profissionalização dos Funcionários da Educação – Profuncionários, do MEC. O secretário de Funcionários da APP-Sindicato, José Valdivino de Moraes, representará a APP neste encontro, que ocorrerá no dia 19 de setembro, em Brasília.
O Paraná foi um dos cinco estados escolhidos para dar início a este projeto. Esta escolha se deu graças ao trabalho que a APP-Sindicato vem desenvolvendo na organização dos funcionários de escolas. Entre este trabalho pode-se destacar a campanha “Sou funcionário. Eu também educo”, que busca a valorização dos funcionários como sujeitos ativos da educação. A elaboração conjunta com a categoria do Plano de Carreira específico dos funcionários da educação também é reconhecida. A proposta do Plano foi concluída e entregue ao governo para encaminhamento à Assembléia Legislativa para aprovação e implementação, já com a nova tabela, que recupera as perdas salariais.
Entre os trabalhos de organização dos funcionários realizados pela APP estão ainda os grupos de estudos preparatórios para o concurso público, os seminários sobre a participação dos funcionários no projeto político-pedagógico da escola, desenvolvido com a UFPR, e os cursos de prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Ainda é importante lembrar a implantação do PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e a elaboração do projeto de lei da saúde ocupacional dos servidores do Estado, a espera de aprovação a Assembléia Legislativa.
O reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo sindicato em defesa dos funcionários de escolas pode ser constatado pelo crescimento da participação deste segmento da categoria em todas as instâncias de formação e de deliberação da APP-Sindicato. A prova disto está no grande número de funcionários nos eventos realizados pelo sindicato e no aumento do número de sindicalizados. Em 2002 era pouco mais de 3 mil funcionários sindicalizados. Em julho de 2005, este número foi para 11mil funcionários de escolas sindicalizados, representando um aumento de 261%.