• 10 de outubro de 2016

Governador Beto Richa ataca educadores e estudantes

Ao invés de participar pessoalmente da mesa de negociação, o governador prefere acusar a APP

beto_caloteiro

Ao invés de participar pessoalmente da mesa de negociação com a entidade que representa a educação pública do Paraná, o governador Beto Richa (PSDB) prefere acusar a APP, a CUT e o PT de estarem promovendo as ocupações de escolas. Essa afirmação de grave distorção para um governador eleito pelo voto popular, expõe mais uma vez o viés autoritário que se aprofundou neste atual governo a partir de sua reeleição em outubro de 2014. Desde aquele período tanto o governador como lideranças que o apoiam passaram a insistir na tese de partidarizar o debate sindical no estado. Até então em seu primeiro mandato cujo mote principal era GOVERNO DE DIÁLOGO E RESPEITO, o governador recebeu mais de uma vez a direção da APP e outras entidades representativas dos trabalhadores do estado. Aliás, na greve da educação em 2014 participou pessoalmente da mesa de negociação da pauta e foi decisivo no avanço de superação de impasses, inclusive do item sobre a ampliação da jornada de hora-atividade das/os professoras/es.

Em palestra em Guarapuava o governador, qual disco furado voltou com as mesmas frases feitas e de forma autoritária e distorcida fez as seguintes afirmações:

1. os estudantes nem sabem o que estão protestando”: a pauta é muito clara senhor governador, o principal ponto é a reforma do ensino médio por medida provisória, que ataca o direito das/os estudantes brasileiras/os. Some-se a isso o descontentamento com a falta de valorização da educação no Paraná e ainda o tema da corrupção e da merenda escolar que foi motivo das primeiras ocupações realizadas em Maringá no primeiro semestre deste ano. Me lembro quando o governador expôs de forma desastrosa a própria esposa. Em entrevista ao blog de Fernando Rodrigues, acusou a Secretária Fernanda Richa, de não ser corrupta por ter nascido em “berço bom”, não estudou que as camadas mais pobres são as mais corretas e honestas e que quanto mais ricas mais corruptas são as pessoas, e ao acusar a cônjuge de não saber o que é receita estadual, se auto acusou de fraude com o povo paranaense. Como pode um governador nomear uma mulher assim como ele descreve, ignorante, para lidar com secretarias de governo que trabalha com orçamento tão alto?
  1. uma verdadeira doutrinação”: o governador deveria estudar o tema para chegar à surpreendente conclusão que o seu governo é que vem promovendo a chamada doutrinação ao bater regularmente na tecla de acusar a CUT, PT, APP das mazelas do estado, isso sim é partidarizar, doutrinar. Como se as acusações que levaram ao desgaste petista e ao golpe brasileiro (que Beto Richa apoia), não estivessem presentes em seu partido. Um governo sem legitimidade para as críticas que vem fazendo.
  1. pais e mães cuidem de seus filhos nas escolas”: bem se vê que o universo escolar não faz parte do conhecimento do atual governador do estado. Nós educadores/as há décadas vimos construindo insistentemente a participação familiar nas escolas. Todas as mobilizações que a categoria propõe são comunicadas aos pais, mães, responsáveis por estudantes e contam com sua participação. Todos os nossos debates são públicos e ampla maiorias de familiares apoiaram as greves e apoiam a luta em defesa da escola pública.

Na última quinta-feira (06), a direção da APP se reuniu com representantes do governo do Paraná. Estiveram presentes, a Secretária de Educação Ana Seres, o Chefe da Casa Civil Valdir Rossoni e o Secretario de Comunicação, Márcio Villela. Debatemos os principais itens da pauta no esforço de que o governo reveja suas posições de retirada de direitos das/os servidoras/es e assim possa evitar nova greve no estado. Sobre a MP da reforma do ensino médio, insistimos que o governo do Paraná se posicione claramente contra a mesma, essa é a posição que a APP e as entidades do movimento estudantil defendem. Concluímos a reunião solicitando que a equipe reivindique a presença do governador na mesa de negociação para superação dos impasses. Tudo que a educação mais deseja são condições de trabalho e valorização para seguir o importante papel de garantir conhecimento às gerações jovens do nosso estado.

Hermes Silva Leão, presidente da APP-Sindicato

Rodrigo Maia manobra e Câmara aprova urgência para Reforma Trabalhista

Mais uma vez de forma autoritária, a Câmara dos Deputados, sob a batuta do presidente Rodrigo Maia, atropelou o regimento interno…

APP cobra deputados(as) federais: não aprovem a reforma da previdência!

1010Após a paralisação nacional dos(as) trabalhadores(as) no dia 15 de março, demonstrando total contrariedade à reforma da previdência, os(as) educadores(as)…

Secretaria revogará instrução que mudava a jornada das(os) pedagogas(os) e readaptadas(os), segundo NRE de Curitiba

Dirigentes e assessores(as) do Sindicato distribuíram um manifesto contra a proposta do governo de alterar a jornada de pedagogos(as) e…
617Dias 10Horas 37Minutos 08Segundos

Eventos

No dia 26/04, a APP-Sindicato comemora 70 anos de luta e resistência em Defesa da Escola Pública” e neste dia fará essa comemoração nas Praças Públicas e nas escolas, com panfletagem e diálogo com a população.

Seminário e oficina estadual sobre assédio moral e adoecimento dos(as) trabalhadores(as) em educação

Data inicial: 26 de abril de 2017

Data final: 27 de abril de 2017

Local: a definir

A APP-Sindicato realizará neste dia um Seminário e uma oficina estadual que traz como tema principal o assédio moral e o adoecimento dos(as) trabalhadores(as) em educação. Logo em nosso site mais informações sobre esse evento.

18ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública – CNTE.

Data inicial: 17 de abril de 2017

Data final: 28 de abril de 2017

Com o tema: “Democrática e Crítica, a Educação Pública não está à venda” a CNTE – Confederação dos Trabalhadores em Educação está promovendo, entre os dias 17 e 28 de abril, um debate nas escolas, com a comunidade escolar, nos bairros, nas feras e nos comércios sobre a Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista e a Terceirização. Para além, do debate sobre o Direito à Educação Pública e de Qualidade, a Lei da Mordaça e a Reforma do Ensino Médio e destaque para os temas dos(as) funcionários(as) de escola. Clique no link http://www.cnte.org.br/index.php/campanhas/18227-18-semana-nacional-em-defesa-e-promocao-da-educacao-publica-2017.html para outras informações e acesso ao material de debate.

A Assembleia Estadual da categoria também deliberou por Greve Geral no dia 28/04 –  Dia de Luto e Luta em memória dos 2 anos do Massacre do 29 de abril, com atos estadual, regionais e nos municípios juntamente com demais sindicatos, centrais sindicais e movimentos sociais. Ato com concentração no Centro Cívico, em Curitiba.

Lançamento do livro “70 anos da APP-Sindicato”.

Data: 29 de abril de 2017

Local: a definir