Dia Internacional contra a discriminação racial APP-Sindicato

Dia Internacional contra a discriminação racial


“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele,
por sua origem, ou ainda por sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender a odiar.
Se podem aprender a odiar,
Podem ser ensinadas a amar.”

Nelson Mandela

 

Hoje, 21 de março é o “Dia Internacional contra a  Discriminação Racial”. Esse dia é um dia de luta, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em memória ao fato que ficou conhecido como “O Massacre de Shaperville”, na África do Sul, numa cidade próxima de Johanesburg. O ano era 1960, cerca de 20 mil negros, em sua maioria jovens estudantes, protestavam, em uma passeata pacífica, contra a “Lei do Passe”. Lei que obrigava-os a portar cartões de identificação que especificavam os locais por onde ele poderiam transitar na cidade. O protesto, pacífico, foi brutalmente contido pela polícia sul-africana com rajadas de metralhadoras, resultando na morte de 69 pessoas e quase 200 feridos.
Esse acontecimento em Shaperville causou comoção mundial chamando atenção para o Apartaid. O movimento negro se uniu pedindo a ONU para que esse dia fosse lembrado como um dia de luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Mais um dia da luta permanente, de todos os dias, pela igualdade e pelo fim do racismo, em todo o mundo. No Brasil, esta data marca também a criação da  Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (
SEPPIR) e da promulgação da Lei 10.639/2003 (que institui o ensino da cultura e da história da África na grade curricular das escolas). Comemoramos os 10 anos dessas duas conquistas no Brasil e reforçamos a luta ainda necessária de pelo reconhecimento e valorização da população negra no nosso País.

Elizamara Goulart Araujo
Secretária de Gênero, relações étnico-raciais e dos direitos LGBT

 

MENU