Em dia de paralisação, educadores(as) fazem ação na Alep APP-Sindicato

Em dia de paralisação, educadores(as) fazem ação na Alep

Durante a tarde, categoria reforçou cobranças junto aos(às) deputados(as) do Paraná

Nessa segunda-feira (19), dia em que grande parte do país protestou contra a reforma da Previdência proposta pelo governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB-SP), educadores(as) ocuparam os corredores da Assembleia Legislativa do Paraná para reforçar a cobrança pela defesa da pauta da educação e pedir que deputados e deputadas intensifiquem a fiscalização sobre os desmandos do governo Beto Richa (PSDB). Durante a ação foram distribuídos panfletos com material informativo sobre as mentiras contadas pelos governos federal e estadual.

“Boa parte do ajuste fiscal realizado no Paraná desde 2015 foi realizado retirando direitos e conquistas dos(as) servidores(as)”, lembra o presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão. “Por esse motivo, viemos aqui para reafirmar os pontos centrais dessas ilegalidades e dessa falta de compromisso que o governo Beto Richa tem tido com os servidores da educação”.

Entre os temas denunciados durante a manifestação, estavam a redução de 15,71% no salário dos(as) profissionais PSS; o atraso na reposição da inflação – a data-base completou dois anos de congelamento salarial – ; a diminuição da jornada da hora-atividade; o ataque às licenças legais; o cumprimento do piso salarial nacional; o problema do fechamento de turmas, turnos e escolas e os riscos da imposição da lei da mordaça. Conjunto de pautas chamado de “pauta pela legalidade”.

O principal objetivo da ação na Alep foi o de cobrar dos(as) deputados(as) maior efetividade na fiscalização do cumprimento das leis por parte do governador do estado . “Nós viemos mais uma vez buscar esse espaço para denunciar o início de um ano letivo com muita dificuldade, no qual as ilegalidades de 2017 são reproduzidas mesmo que com liminares favoráveis, como é o caso do ataque às licenças legais, da redução de jornada de hora-atividade e o reajuste da data-base”, destaca Leão.

Além da ação na Alep a APP organizou atos em todo o Estado nesse 19 de fevereiro. Em Curitiba houve panfletagem no Terminal Guadalupe, esquina da Rua Marechal Deodoro com a Rua João Negrão e na agência do INSS. Também houve concentração na Boca Maldita com realização de aula pública.