• 22 de fevereiro de 2016

Eleja os(as) representantes da APP na sua escola!

A greve de 2015 é um exemplo didático da importância do papel do(a) representante de escola nas mobilizações da nossa categoria. Durante a paralisação, os comandos de greve nas escolas que tinham representantes eleitos conseguiram atuar de maneira ainda mais ágil, algo decisivo para o envolvimento e adesão massiva dos(as) educadores(as) ao movimento. E a eleição de representantes da APP-Sindicato nas unidades, promovida anualmente pela entidade, integra a Organização por Local de Trabalho (OLT), uma iniciativa dos sindicatos, através da qual o trabalhador se reveste de uma importância singular, pois é através do seu trabalho que pode se dar uma grande ação transformadora da sociedade.

“A OLT é um dos maiores desafios que nós, os trabalhadores e trabalhadoras em Educação, teremos para o próximo período. É no local de atividade, na escola, que fazemos a luta contra a precarização do trabalho e a retirada de direitos. Através dela também avançamos numa pauta positiva, na conquista de novos direitos. Portanto, a escola deve ser, para nós, um território de lutas”, explica a secretária de Organização da APP, professora Tereza Lemos. De acordo com ela, esta organização não pode acontecer esporadicamente e apenas nos momentos de embates. “É preciso que façamos da nossa escola um território de luta permanente”, acrescenta.

Para a secretária da APP, quando organizados(as), os(as) trabalhadores(as) não representam somente os seus interesses imediatos, mas os da sociedade e, em especial, os da sua comunidade escolar. “Os representantes por local de trabalho da APP são eleitos nas escolas. Em alguns lugares, um representante por unidade. Em outros, um representante por turno. Esta forma de organização é reflexo da própria estrutura de organização de trabalho. Uma reflexão que temos que fazer é que esta representação, nas escolas, precisa ser vista como uma representação dos interesses do próprio trabalhador, da comunidade e do sindicato”, esclarece a diretora, relembrando que professores(as) e funcionários(as) podem exercer este papel.

“O representante de escola é o elo mais forte e fundamental do sindicato”, sentencia. Segundo Tereza, a função dele(a) é ligar categoria e comunidade escolar com a entidade, trazendo, para junto desta, as preocupações e anseios da escola. E definindo, assim, os rumos da ação sindical. “Sempre no intuito de fortalecer a construção da escola pública, democrática, gratuita, laica e de qualidade”, define Tereza. Saiba, a seguir, como organizar a eleição de representante na sua escola:

1º) Reunir professores(as) e funcionários(as) da escola, por turno.  Fazer um debate sobre o tema e o levantamento dos nomes que se dispõem a realizar este importante trabalho.

2º) Realizar uma votação.  A pessoa mais votada, por turno,  será  titular. A segunda mais votada será suplente. Preenche-se a ata, no formulário enviado pela APP-sindicato. Todos(as) presentes assinam a ata, mesmo que não sejam sindicalizados(as). A ata deverá entregue no núcleo sindical de sua região.

3º) Após a eleição todos(as) os(as) representantes e suplentes devem acessar o recadastramento da APP-sindicato para atualizar o seu cadastro como representante escola. Isso é muito importante, pois assim você receberá periodicamente informações  de interesse dos(as) representantes de escola.

Rodrigo Maia manobra e Câmara aprova urgência para Reforma Trabalhista

Mais uma vez de forma autoritária, a Câmara dos Deputados, sob a batuta do presidente Rodrigo Maia, atropelou o regimento interno…

APP cobra deputados(as) federais: não aprovem a reforma da previdência!

1010Após a paralisação nacional dos(as) trabalhadores(as) no dia 15 de março, demonstrando total contrariedade à reforma da previdência, os(as) educadores(as)…

Secretaria revogará instrução que mudava a jornada das(os) pedagogas(os) e readaptadas(os), segundo NRE de Curitiba

Dirigentes e assessores(as) do Sindicato distribuíram um manifesto contra a proposta do governo de alterar a jornada de pedagogos(as) e…
617Dias 10Horas 39Minutos 21Segundos

Eventos

No dia 26/04, a APP-Sindicato comemora 70 anos de luta e resistência em Defesa da Escola Pública” e neste dia fará essa comemoração nas Praças Públicas e nas escolas, com panfletagem e diálogo com a população.

Seminário e oficina estadual sobre assédio moral e adoecimento dos(as) trabalhadores(as) em educação

Data inicial: 26 de abril de 2017

Data final: 27 de abril de 2017

Local: a definir

A APP-Sindicato realizará neste dia um Seminário e uma oficina estadual que traz como tema principal o assédio moral e o adoecimento dos(as) trabalhadores(as) em educação. Logo em nosso site mais informações sobre esse evento.

18ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública – CNTE.

Data inicial: 17 de abril de 2017

Data final: 28 de abril de 2017

Com o tema: “Democrática e Crítica, a Educação Pública não está à venda” a CNTE – Confederação dos Trabalhadores em Educação está promovendo, entre os dias 17 e 28 de abril, um debate nas escolas, com a comunidade escolar, nos bairros, nas feras e nos comércios sobre a Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista e a Terceirização. Para além, do debate sobre o Direito à Educação Pública e de Qualidade, a Lei da Mordaça e a Reforma do Ensino Médio e destaque para os temas dos(as) funcionários(as) de escola. Clique no link http://www.cnte.org.br/index.php/campanhas/18227-18-semana-nacional-em-defesa-e-promocao-da-educacao-publica-2017.html para outras informações e acesso ao material de debate.

A Assembleia Estadual da categoria também deliberou por Greve Geral no dia 28/04 –  Dia de Luto e Luta em memória dos 2 anos do Massacre do 29 de abril, com atos estadual, regionais e nos municípios juntamente com demais sindicatos, centrais sindicais e movimentos sociais. Ato com concentração no Centro Cívico, em Curitiba.

Lançamento do livro “70 anos da APP-Sindicato”.

Data: 29 de abril de 2017

Local: a definir